Graduação em Design de Produto

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo

Descrição do Programa

Graduação em Design de Produto

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo

Projete e desenvolva novos produtos, serviços e ambientes, com padrões internacionais, e experimente desafios capazes de gerar negócios e mudar o mundo.

  • Data de início: agosto
  • Duração 3 anos (6 semestres)
  • Idioma Português
  • Curso reconhecido pelo MEC.

A graduação em Design de Produto do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo prepara o aluno para compreender e implementar o pensamento do design e a visão sistêmica de projeto com ética e responsabilidade social, atendendo aos parâmetrôs internacionais de qualidade e sustentabilidade.

Reconhecido e bem avaliado pelo MEC, o curso em Design de Produto do IED São Paulo é inovador. O lema da faculdade é “saber e saber fazer” e o foco das atividades dentro e fora das salas de aula é na inovação criativa.

Em contato com renomados professores e profissionais do mercado, muitos deles premiados, o aluno irá compreender todo o ciclo de vida de produtos e serviços, sendo desafiado constantemente a desenvolver projetos viáveis.

DIFERENCIAIS DO CURSO

Os alunos da graduação em Design de Produto do IED São Paulo estão conquistando os principais prêmios da área, como o Desafio Odebrecht Braskem e o concurso Deca. Também estão se destacando no mercado em cobiçadas posições nas grandes empresas e nos escritórios de design mais importantes, como também empreendendo com novos estúdios e coletivos de design.

Esses resultados são fruto da formação sólida e da orientação direta em seus projetos de alguns dos mais renomados professores e profissionais da área.

No momento de criação de um projeto, o designer deve ser capaz de compreender e interpretar as exigências e as expectativas de cada cliente e, sobretudo, dos usuários, lançando mão de pesquisa e de investigação de campo e formulando propostas criativas e inovadoras.

A graduação em Design de Produto tem ênfase nas tecnologias contemporâneas e na busca por diferenciação em bens de consumo, dispositivos industriais, soluções e serviços, de forma a ampliar o campo de asuação do aluno egresso, oferendo conteúdos tais como design estratégico (incluindo Design Thinking e outras abordagens), representação gráfica, ergonomia, interfaces, modelagem digital, dranding, Projeto de Produto, Design do Objeto Sustentável, dentre outros.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO DESIGNER DE PRODUTO

Das necessidades da Indústria e do setor de serviços às oportunidades da Economia Criativa, passando pelos desafios das grandes cidades, o Designer de Produto formado pelo IED São Paulo estará preparado para liderar.

O designer de produto (também chamado de designer industrial) é um profissional multidisciplinar com compreensão de diversas áreas do conhecimento e distintas realidades.

Esse percurso formativo potencializa a asuação do designer, possibilitando a inovação e procurando atender as exigências da sociedade contemporânea.

Há uma crescente demanda por profissionais desenvolvedores de processos de design, de interfaces e de serviços, integrando o universo de processos industriais tradicionais aos novos processos produtivos de modelagem 3D, de olho nas oportunidades da nova economia criativa.

Apostar na carreira em Design de Produto é a certeza de estar ingressando para uma das áreas do mercado que mais cresce e que é apontada como uma das profissões mais promissoras do futuro.

ÁREAS DE ESTUDO

Cultural: história da arte, história do design e da arquitetura, relação homem-objeto, ecologia, semiótica.

Técnica e tecnológica: linguagem visual, desenho, computação gráfica, imagem digital, representação gráfica, tecnologia de materiais, processo de fabricação, maquetes, administração de empresas, gerenciamento de produção, marketing.

Projesual: laboratório integrado de design, projeto do produto.

Coordenação:

Andrea Bandoni

Andrea Bandoni é mestre em Design Conceisual pela Design Academy Eindhoven, da Holanda, e arquiteta formada na FAU-USP. Coordena o curso de Design de Produto do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo.

Teve trabalhos expostos e adquiridos por galerias e museus no Brasil, Holanda, França, Itália, Suíça, Reino Unido e China. Além de prêmios conquistados no Brasil, em 2012 recebeu do British Council o prêmio “Young Creative Entrepreneur” na Categoria Design. Suas obras já foram publicadas em importantes livros e revistas estrangeiros.

Andrea asua em seu próprio estúdio em São Paulo e colabora com empresas, estúdios e associações de design. Seus principais projetos são focados em sustentabilidade, inovação e na cultura brasileira.

Christian Ullmann

Christian Ullmann é designer, formado em Desenho Industrial pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina. Reside no Brasil desde 1996, onde se especializou no desenvolvimento de produtos a partir de recursos naturais renováveis, resíduos pré e pós-consumo e produção semi-industrial.

Há mais de 20 anos é consultor em design, inovação e gestão para todas as etapas do desenvolvimento de novos produtos, tendo asuado junto a empresas e instituições privadas e públicas no Brasil e na América Latina. Conquistou prêmios importantes na Itália, Espanha, Brasil e Argentina pela criação de objetos e de móveis residenciais e de escritório.

Em 2001, criou o escritório iT Projetos, voltado ao desenvolvimento de produtos e serviços pautados pela responsabilidade socioambiental. Desde então, busca utilizar o design como ferramenta para melhorar as interfaces entre cultura, tradição, economia, tecnologia e geração de renda..

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O projeto pedagógico da Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design requer momentos onde a realidade profissional seja vivenciada.

A faculdade tem um setor institucionalizado que é a Supervisão de Estágios. Com isso, o aluno realiza estágios supervisionados onde as habilidades de criação e as competências de planejamento, execução e avaliação proporcionam um verdadeiro intercâmbio entre a realidade e a sala de aula.

A atividade de orientação está a cargo do supervisor de estágios de forma que o aluno desenvolva uma visão global da área que pretende asuar, além do desenvolvimento de competências voltadas ao comportamento no ambiente de trabalho e desempenho profissional.

  • A partir do 4º semestre, o aluno realiza estágio supervisionado.

  • Libras e Design Universal – disciplinas optativas

Curso Superior reconhecido pela portaria ministerial- MEC-Nº515 de 15 de outubro de 2013.

Essa escola oferece programas em:
  • Portuguese (Brazil)
Duração e Preço
This course is No câmpus
Start Date
Data inicial
Fev. 2017
Duration
Duração
Data inicial Fev. 2017
Local
Brasil São Paulo
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Duração
Preço Solicitar Informações