Universidade de Caxias do Sul

Introdução

A Universidade de Caxias do Sul é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), com atuação direta na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Tem como mantenedora a Fundação Universidade de Caxias do Sul, entidade jurídica de Direito Privado. É afiliada ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG; à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias - ABRUC; ao Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB; e ao Fórum das Instituições de Ensino Superior Gaúchas.

1

Hoje, a UCS continua sendo mantida pelo compromisso de diferentes segmentos da sociedade que acreditam na educação superior como fonte de desenvolvimento social. Participam, no Conselho Diretor da Fundação mantenedora representantes do poder público - municipal, estadual e federal - e de entidades da sociedade civil, através da Câmara de Indústria Comércio e Serviços, Mitra Diocesana e Associação Cultural e Científica Virvi Ramos.

Como instituição comunitária, a UCS está em permanente diálogo com a sociedade. Seus interesses são os da coletividade e o resultado de suas ações é totalmente reinvestido na qualificação institucional.

Com atuação no campo do ensino, pesquisa, inovação e extensão, a UCS mantém unidades em nove cidades, atingindo diretamente uma população de mais de 1 milhão de habitantes. Seu Campus Sede está localizado na cidade de Caxias do Sul, um polo de desenvolvimento industrial com reconhecimento nacional. As demais unidades universitárias estão localizadas nas cidades de Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, Veranópolis e São Sebastião do Caí.

Com ênfase no ensino de graduação e pós-graduação, a UCS responde pela formação de cerca de 70 mil profissionais, que têm a possibilidade de aperfeiçoar sua formação nos programas de pós-graduação - Especializações, MBAs, Mestrados e Doutorados oferecidos pela Instituição nas diferentes áreas do conhecimento.

Comprometida com excelência acadêmica, a UCS é uma instituição sintonizada com o seu tempo e projetada para além dele. Como agente de promoção do desenvolvimento, procura fomentar a cultura da inovação científica e tecnológica e do empreendedorismo, articulando as ações entre a academia e a sociedade. Em seus laboratórios, centenas de professores e acadêmicos estão envolvidos em projetos de pesquisa e de inovação voltados para a produção de novos conhecimentos e ideias que serão transformados em produtos, processos e tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras que contribuem para o avanço científico, social e cultural da sociedade.

2

Missão e Princípios Orientadores

A Missão e os princípios orientadores que norteiam a ação da Universidade de Caxias do Sul nos seus diferentes campos de atuação resultam de um amplo processo de participação que envolveu toda a comunidade acadêmica e balizam os planos de ação da instituição para os próximos dez anos, garantindo-lhe uma identidade própria e singular.

Foco

Conhecimento

Visão

Ser indispensável para o desenvolvimento sustentado no conhecimento.

Missão

Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável.

Princípios

  • Respeito à Pessoa - A pessoa será sempre valorizada e respeitada como indivíduo e cidadão.
  • Responsabilidade Social - O bem comum será o critério norteador das ações da Universidade.
  • Qualificação Institucional - A UCS buscará de modo permanente a qualificação de seu quadro de pessoal, da sua estrutura, de seus processos organizacionais e de seus programas e ações.
  • Prevalência do Interesse Institucional - Os interesses institucionais deverão sobrepor-se aos particulares, assegurada a convivência na diversidade.
  • Inovação - A busca da inovação científica, tecnológica e cultural deverá nortear as ações da Instituição.
  • Inserção Local e Global - A Universidade buscará a inserção simultânea nos planos local, regional, nacional e internacional.
  • Gestão Democrática - A Universidade promoverá a vivência democrática, buscando a participação da comunidade acadêmica nos processos de planejamento e gestão.
  • Compromisso com o Meio Ambiente - A Universidade deverá promover e participar de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável, com o objetivo precípuo de preservação da vida.
  • Autonomia - A Universidade preservará a necessária autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial, para assegurar o cumprimento de sua missão.
  • Sustentabilidade - A Universidade buscará sustentabilidade econômica, social e ambiental, por meio de uma gestão eficiente e eficaz.
3
Essa escola oferece programas em:
  • Português

Vista Graduação »

Programas

Esta escola também oferece:

Graduação

Comércio Internacional

campus Período integral 4 anos March 2017 Brasil Caxias do Sul

O Comércio Internacional foi criado para alunos que buscam uma formação interdisciplinar. Que tenham interesse por história, geografia, cultura, línguas, economia, administração, direito, logística e finanças. Estudantes proativos, curiosos, interessados em conhecer o que há além das fronteiras de sua cidade e seu país, dispostos a assumir riscos e abertos a diferentes culturas e diferentes formas de ver o mundo. Estudantes capazes de... [+]

Comércio Internacional Gerenciamento de processos administrativos no âmbito internacional e da inserção das organizações no mercado mundial. Cidadãos do Mundo O Comércio Internacional foi criado para alunos que buscam uma formação interdisciplinar. Que tenham interesse por história, geografia, cultura, línguas, economia, administração, direito, logística e finanças. Estudantes proativos, curiosos, interessados em conhecer o que há além das fronteiras de sua cidade e seu país, dispostos a assumir riscos e abertos a diferentes culturas e diferentes formas de ver o mundo. Estudantes capazes de aprender e empreender. Existe um campo vasto de atuação para os profissionais da área, adequado aos mais diferentes perfis de alunos. Isso envolve a área técnica, como despacho aduaneiro e logística; a área negocial, que diz respeito à compra e venda de mercadorias no exterior; a área financeira, nos bancos; ao setor público, como fiscal aduaneiro; ao empreendedorismo, como um empresário de negócios internacionais; como assessor de relações internacionais de instituições como universidades e entidades de apoio à indústria e ao comércio; entre outras possibilidades. O mercado exige do profissional abertura e receptividade para aceitar outras culturas e outras formas de fazer negócios. Ter domínio da língua inglesa e, preferencialmente, uma terceira e quarta línguas. Ética e responsabilidade também são características importantes, pois os negócios internacionais são regidos por práticas de boa-fé, mas também capacidade de análise para entender as diferentes situações. Demanda-se, ainda, do profissional vontade de apender e atualização constante, as regras de comércio mudam muito e constantemente e o profissional precisa estar se atualizando sempre. Campo de atuação Instituições públicas e privadas e empresas de consultoria, em nível nacional e internacional. O que faz o profissional Gerencia as atividades comerciais de uma empresa em âmbito internacional, identifica oportunidades de negócios e cuida dos processos de importação e exportação de mercadorias. [-]

Engenharia Ambiental

campus Período integral 5 anos March 2017 Brasil Caxias do Sul

Pesquisas, serviços, planejamento, projetos e gerenciamento de questões relacionadas ao trinômio homem/ambiente/desenvolvimento. Iniciativa privada, organismos públicos, municipais, estaduais e federais, tanto na implantação de projetos, planos e ações preventivas e/ou diminuidoras dos impactos ambientais decorrentes das atividades humanas, como na fiscalização de atividades. Consultoria e assessoria. Estuda, desenvolve e usa... [+]

Engenharia Ambiental Pesquisas, serviços, planejamento, projetos e gerenciamento de questões relacionadas ao trinômio homem/ambiente/desenvolvimento. Campo de atuação Iniciativa privada, organismos públicos, municipais, estaduais e federais, tanto na implantação de projetos, planos e ações preventivas e/ou diminuidoras dos impactos ambientais decorrentes das atividades humanas, como na fiscalização de atividades. Consultoria e assessoria. O que faz o profissional Estuda, desenvolve e usa tecnologias específicas para diminuir os efeitos negativos da ação humana sobre o ambiente. Realiza estudos de impacto ambiental e de preservação da qualidade das águas, do ar e do solo. Elabora e executa planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas e degradadas. Ocupa-se ainda com a prática de desenvolvimento sustentável. Objetivos do curso O curso de Engenharia Ambiental tem por objetivo formar um profissional apto a prever, analisar e tratar os impactos ambientais gerados pela ação antrópica, sendo capaz de propor soluções que evitem ou minimizem seus efeitos adversos ao ambiente, além de gerenciar, planejar e executar ações relativas ao trinômio: sociedade, economia e meio ambiente. Perfil do engresso Tendo em vista o perfil delineado para todos os egressos da Universidade de Caxias do Sul para o qual deverá convergir o processo de formação profissional dos diferentes cursos desta Instituição; o Engenheiro formado pelo curso de Engenharia Ambiental da UCS deverá ter sólida formação tanto nas áreas de conhecimento básico, quanto nas áreas de formação profissional. Estas características gerais deverão lhe atribuir competências específicas para que aplique, desenvolva e aprimore conhecimentos, habilidades e atitudes, necessárias tanto para prontamente atender às atuais demandas sociais através de intervenções de ordem técnico-científicas, quanto para capacitar-se frente a novas demandas advindas com as transformações sócio-ambientais. É importante ressaltar que o entendimento dos fenômenos ambientais são extremamente complexos e interdependentes. A diversidade de ações que desencadeiam efeitos adversos ao ambiente tem demonstrado a necessidade da ampliação dos atributos do Engenheiro Ambiental, incluindo as intervenções de caráter preventivo, além do meramente remediativo. Para tanto, a formação acadêmica do Engenheiro Ambiental deverá permitir sua participação nos estudos de caracterização ambiental, na análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente, na elaboração de estudos de impactos ambientais, na proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras ou de ações ambientais preventivas de caráter urbano e rural. Diante desse perfil, o profissional deverá ser capaz de analisar holisticamente os impactos ambientais gerados pela ação antrópica, podendo assim planejar, propor, avaliar, projetar e operar soluções que evitem ou minimizem efeitos adversos ao ambiente. [-]

Vídeos

Universidade de Caxias do Sul - 2014

Contate

UCS

Endereço Rua Francisco Getúlio Vargas 1130
Caxias do Sul 95070-560, Brazil
Site http://www.ucs.br/
Telefone +55 54 3218-2100