Licenciatura em Responsabilidade Global e Liderança

Geral

Leia mais sobre este programa no site da instituição

Descrição do programa

Você está procurando um estudo abrangente no qual se aprofunde em tópicos como política, psicologia, economia, saúde global, sistema terrestre e ciência de dados?

Um programa em que você estuda os desafios globais e explora soluções locais? Então o Bacharelado em Ciências, Responsabilidade Global e Liderança da University College Fryslân é perfeito para você!

O bacharelado em Responsabilidade e Liderança Global é um programa voltado para o futuro, inspirado nas Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. É dedicado a treinar uma nova geração de líderes para enfrentar os desafios globais, encontrando soluções locais inovadoras. Como estudante, você tem a oportunidade de promover seu desenvolvimento pessoal em uma comunidade de aprendizagem internacional de pequena escala. Durante este bacharelado, você será ensinado e orientado por pesquisadores ambiciosos que se esforçam para aproveitar ao máximo seu potencial. Experimente você mesmo!

No primeiro ano, você cria uma base de conhecimento sólida, seguindo uma variedade de cursos que revelarão a interconexão subjacente de desafios globais e soluções locais. Você também se familiarizará com as habilidades acadêmicas, como conduzir e apresentar pesquisas, comunicação acadêmica e intercultural e trabalhar suas habilidades de liderança. Além do seu estudo, você pode participar de atividades extracurriculares organizadas por outros alunos ou por você mesmo.

No segundo ano, você adapta ainda mais o programa às suas próprias necessidades, ao se especializar em um dos três Majores: Governança Responsável, Humanidade Responsável ou Planeta Responsável. Além disso, você fará cursos de ética e liderança e terá a oportunidade de colocar a teoria aprendida em prática ao concluir um Living Lab (estágio de pesquisa) em colaboração com um de nossos parceiros não acadêmicos.

No terceiro e último ano, você continua seguindo os cursos da especialidade escolhida. Além disso, você tem a opção de participar de um programa de intercâmbio no exterior, de um menor em outra faculdade ou universidade na Holanda, de um estágio ou de um pré-mestrado em preparação para um mestrado. Você concluirá o bacharelado com seu Capstone, que é uma forma criativa de apresentar os resultados de sua pesquisa acadêmica e tese escrita.

Por que estudar este programa em Leeuwarden?

  • Inspirado na Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável
  • Educação pessoal e de pequena escala
  • Faculdade universitária residencial
  • Comunidade internacional
  • Projetos do Living Lab com parceiros locais e globais

Programa

Ano 1

O ano 1 consiste em sete cursos que apresentam aos alunos o conceito educacional interdisciplinar do programa e dos cursos. A Fundação consiste em cursos básicos em Economia, Ciência Política, Psicologia, Terra e Energia, Saúde Global, Tecnologia da Informação. Os alunos também devem completar o Laboratório de Habilidades, que fornece uma base sólida em comunicação acadêmica, metodologia de pesquisa, comunicação intercultural e colaboração.

Ao longo dos três anos, os alunos têm a oportunidade de desenhar seu próprio programa com base nas opções principais e secundárias, bem como complementá-lo com atividades extracurriculares.

Cursos

  • Comunicação Acadêmica
  • Explicando o comportamento humano
  • Introdução à Saúde Global
  • Introdução à programação
  • Língua e Cultura I
  • Cursos principais
  • Política, Poder e Responsabilidade Internacional
  • Princípios de Economia
  • Estatísticas I
  • O Sistema Terrestre
Ano 2

Você segue os cursos de uma das três áreas principais de sua escolha:

  • Planeta Responsável
  • Governança Responsável
  • Humanidade Responsável

Além disso, você conduz um estágio de pesquisa no Living Lab com um de nossos parceiros regionais ou (internacionais).

Projeto Living Lab: O projeto Living Lab é um recurso exclusivo do programa GRL e fornece a você a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e habilidades acadêmicas no mundo real. Como tal, o Projeto Living Lab cria uma situação em que todos ganham: você aprende como aplicar seu conhecimento acadêmico em contextos reais da vida real e desenvolver habilidades relacionadas (comunicação, colaboração, resolução de problemas, pesquisa) enquanto as partes interessadas públicas e privadas obtêm trabalhar com jovens talentosos que possam esclarecer questões importantes para a região.

Exemplos:

  • Plano Social Fries: investigue como iniciativas civis podem colaborar e co-criar com instituições para promover a inclusão social e a mudança econômica.
  • Anistia Internacional: realizar pesquisas participativas para aumentar o capital social entre os jovens, a fim de fortalecer os direitos humanos internacionais.
  • Elodea: observe a produção de alimentos resilientes ao clima na Frísia, especificamente como os solos das peras podem ser reaproveitados para torná-los mais resilientes às mudanças.

Cursos

  • Ética e Responsabilidade Global
  • Laboratório de liderança
  • Estágio de pesquisa do Living Lab
  • Cursos principais
  • Métodos Qualitativos
  • Estatística II
Ano 3

O ano 3 do programa GRL consiste em três partes:

  • Cursos Principais
  • Menor
  • Projeto final Capstone

Cursos principais: No último ano, os alunos podem escolher diferentes cursos interdisciplinares para concluir o curso.

Menor: O menor do Ano 3 dá aos alunos a oportunidade de individualizar seu programa ainda mais. A maioria dos alunos escolherá fazer um semestre de intercâmbio em uma universidade no exterior, mas você também pode fazer um curso menor em outra universidade na Holanda ou no exterior, ou você pode usar o espaço menor para cumprir os requisitos do pré-mestrado em preparação para um programa de mestrado na Universidade de Groningen ou outra universidade. Por último, mas não menos importante, também é possível fazer um estágio.

Projeto final Capstone: os alunos completam seu terceiro ano com um projeto Capstone, que é o ponto culminante do seu diploma. O Capstone atende aos padrões e requisitos da pesquisa acadêmica (semi-independente), mas não precisa assumir a forma de uma tese tradicional. Você é incentivado a decidir por si mesmo como concluir sua graduação e apresentar o projeto de maneira criativa. Por exemplo, desenvolvendo um aplicativo, filmando um anúncio de serviço público, projetando um produto, escrevendo um documento de política ou criando uma produção teatral. Os alunos também podem optar por fazer outro projeto do Living Lab para o projeto final do Capstone.

Cursos

  • Capstone
  • Cursos principais
  • Menor
Estudar no exterior

Estudar no exterior é opcional e só é possível no ano 3

Requisitos de entrada

Requisitos de admissão
Requisitos específicos Mais Informações
Assunto adicional Como o programa GRL é totalmente ensinado e avaliado em inglês, os alunos devem demonstrar suas habilidades em inglês fazendo um teste de inglês aprovado. Algumas isenções são feitas para demonstrar proficiência em inglês. Além disso, os alunos devem ter obtido uma nota de aprovação no VWO Wiskunde A, B, C ou um equivalente internacional.
Entrevista de avaliação Depois de passar pela primeira etapa do procedimento de seleção, você será convidado para uma entrevista. Isso pode ser feito pessoalmente em Leeuwarden ou via Skype. A entrevista é uma chance para conhecê-lo melhor e para que você possa fazer qualquer pergunta pendente que possa ter.
Educacao anterior Os alunos devem ter obtido com sucesso um diploma do ensino médio que permite a entrada em uma universidade acadêmica. Portanto, os alunos precisam obter um diploma VWO holandês ou equivalente internacional antes de obterem entrada no programa.
Carta de referência Verifique os critérios em www.rug.nl/ucf em Admissions and Finance -> Procedimento de seleção
Curriculum Vitae (CV) Verifique os critérios em www.rug.nl/ucf em Admissions and Finance -> Procedimento de seleção
Pedido escrito Carta de motivação ou apresentação em vídeo
Procedimento de registro

Os alunos devem se inscrever via Studielink e o Sistema de Inscrição Online (OAS) da Universidade de Groningen. Depois de enviar todos os documentos necessários, o Conselho de Admissões irá informá-lo se você for considerado admissível com base em nossos critérios de admissão.

O candidato deve passar por um procedimento de seleção em duas etapas para ser admitido no programa. O procedimento de seleção consiste em duas etapas:

  • Documentos de seleção
  • Entrevista de Seleção

Com sua inscrição online (Studielink & OAS), você também deve enviar os seguintes documentos:

  • Carta de Motivação ou Apresentação em Vídeo
  • Carta de referência
  • Currículo

Se você for considerado admissível para o programa GRL, o Conselho de Admissões analisará novamente seus documentos de seleção e decidirá se você será convidado para a segunda parte do procedimento de seleção: a entrevista de seleção.

A entrevista de seleção pode ser realizada pessoalmente em Leeuwarden ou via Skype. A entrevista é uma oportunidade para conhecê-lo melhor e para fazer qualquer pergunta pendente que possa ter.

Em aproximadamente uma semana após a entrevista, você será informado sobre o resultado desta segunda e última etapa do procedimento de seleção para o programa GRL.

Prazos de inscrição

Existem dois prazos de inscrição: 15 / janeiro e 1 / maio. O prazo de 15 de janeiro é um prazo final para madrugadores. Se recebermos sua inscrição completa antes desta data, você terá a primeira escolha no registro de acomodação estudantil que abre em 1 de abril.

Depois de seus estudos

Perspectivas de trabalho

Depois de obter o título de mestre, você pode optar por se candidatar a um cargo de doutorado ou começar a trabalhar como conselheiro político, consultor, empresário ou como especialista em desenvolvimento no setor público ou privado. Dado o terno de que seu bacharel é reconhecido e orientado internacionalmente, você terá perspectivas de carreira excepcionais em um ambiente de trabalho internacional.

Exemplos de trabalho
  • Assessor de política
  • investigador
  • Empreendedor
  • Consultor
  • Especialista em Desenvolvimento

Pesquisa

Após o primeiro ano, o programa oferece muitas oportunidades para que os alunos coloquem seus conhecimentos em prática e participem de projetos de pesquisa com impacto local. Uma das principais características do programa GRL são os projetos do Living Lab, onde os alunos trabalham com pesquisadores seniores, colegas e partes interessadas públicas ou privadas em questões da vida real que afetam organizações, governos locais ou empresas.

Mas as oportunidades para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa não param por aí! O Campus Fryslân oferece a oportunidade de se tornar um aluno-pesquisador participando dos projetos de pesquisa em andamento relacionados aos Flagships da Frísia e aos ODS:

  • Governança: local e global
  • Economia Sustentável
  • Cultura, Língua e Tecnologia
  • Saúde e Alimentação
  • Tema transversal em Big Data e Inovação

Quando necessário, os alunos têm a oportunidade de apoiar pesquisadores seniores em seus projetos de pesquisa. Isso permite que os alunos desenvolvam habilidades de rede e pesquisa e se envolvam nos resultados da pesquisa do Campus Fryslân e contribuam para o impacto social.

Por último, durante o último ano, os alunos podem optar por um estágio de investigação numa organização local ou internacional. Os alunos devem procurar e se inscrever para oportunidades de estágio, mas a equipe da GRL é útil para compartilhar ideias e contatos.

Última atualização Dez. 2020

Sobre a escola

The University of Groningen provides top-quality and highly ranked educational programmes to Bachelor, Master and PhD students from all over the world. Students of the University of Groningen contribu ... Ler Mais

The University of Groningen provides top-quality and highly ranked educational programmes to Bachelor, Master and PhD students from all over the world. Students of the University of Groningen contribute to groundbreaking and societally relevant research. Our students feel right at home in the safe and vibrant city of Groningen. Campus Fryslân is a unique faculty based in Leeuwarden. Unique because multiple disciplines are represented within our faculty. This enables international students, PhD’s and world-class researchers to approach scientific questions from different perspectives. As a faculty, we are dedicated to finding local solutions for real-world global challenges. Join us and discover your different view! Ler Menos