Graduação em Oceanografia

O curso de Oceanografia enfatiza a formação de um profissional crítico e criativo, capaz de identificar e resolver problemas, de atuar de modo empreendedor e ético. A formação técnico-científica está direcionada ao conhecimento e à previsão do comportamento dos oceanos e ambientes transicionais sob todos os seus aspectos, com vistas a capacitar o profissional a atuar de forma transdisciplinar nas atividades de uso e exploração racional de recursos marinhos e costeiros, renováveis e não renováveis.

Campo de atuação do profissional

O oceanógrafo está apto a atuar, em Universidades e centros de pesquisa, nas atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão. No setor público pode atuar em órgãos federais, estaduais e municipais como secretarias de Meio-Ambiente, secretarias de Agricultura e Pesca; secretarias de Obras e de Saneamento e em diversas divisões do Ministério da Marinha. No setor privado, está apto a trabalhar em cooperativas de produtores, setores de segurança e meio ambiente de indústrias químicas e gestão ambiental de portos, indústrias do setor de controle de efluentes e da poluição ambiental, empresas de consultoria ambiental, empresas de engenharia ligada à zona costeira, empresas de prospecção sísmica, empresas de exploração, produção e distribuição mineral (de petróleo e gás e derivados), empresas de extensão pesqueira e aquícola.

Vocação

O oceanógrafo estuda, no meio marinho e costeiro, os organismos, seu ambiente e todos os processos físicos, químicos e geológicos que interagem nele. Coleta e interpreta informações sobre as condições físicas, químicas, biológicas, e geológicas dos ambientes aquáticos. Analisa a composição da água de rios, lagunas e estuários e atua em projetos de saneamento de áreas costeiras, monitorando e gerenciando obras e instalações para garantir a preservação ambiental. Desenvolve técnicas de exploração dos recursos naturais dos mares e avalia os efeitos da atividade humana sobre os ecossistemas marinhos e costeiros, buscando preserva-los, a exemplo do controle ambiental em áreas de cultivo de organismos aquáticos. O profissional atua em empresas, órgãos públicos e ONGs voltadas para a exploração, preservação e/ou análise de impacto nos meios naturais. Prepare-se para estudar matemática, física, química, biologia e geologia, além de disciplinas que abordam o manejo de recursos vivos, poluição marinha, pesca e gerenciamento de sistemas marinhos e costeiros.

Programa ministrado em:
Portuguese (Brazil)

Ver mais 5 programa(s) oferecido(s) por Universidade Do Vale Do Itajaí »

Este curso é Campus based
Data de início
Mar. 2020
Duration
9 semestres
Meio Período
Período integral
Por local
Por data
Data de início
Mar. 2020
Data de término
Prazo para inscrição
Data de início
Mar. 2020
Data de término
Prazo para inscrição

Mar. 2020

Location
Prazo para inscrição
Data de término