Licenciatura em secretariado de administração
Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL)
Informação chave
Localização do campus
Idiomas
Português
Formato de estudo
No campus
Duração
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Ritmo
Período integral
Propinas
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Prazo para inscrição
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Data de início mais cedo
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Introdução
O curso de Licenciatura em Secretariado de Administração pretende formar quadros superiores habilitados ao desempenho de funções em diversas áreas da administração, nomeadamente: de Assistente Administrativo Responsável Administrativo, Assistente de Direção, Secretário(a) de Direção e Administração, Assistente de Planeamento, Assistente de Marketing, Relações Públicas, entre outras.
Ao nível dos objetivos e competências, os licenciados em Secretariado de Administração deverão adquirir uma formação conceptual, técnica e humana que permita um desempenho adequado às funções de um profissional de secretariado, pela aprendizagem de métodos de trabalho eficazes e desenvolvimento de competências a nível comunicacional, nomeadamente:
- Compreender a evolução do secretariado e as novas exigências da função;
- Distinguir as funções inerentes aos diferentes níveis de secretariado;
- Conhecer o perfil do profissional de secretariado;
- Adquirir técnicas de circulação rápida da informação;
- Adotar um método que facilite o tratamento do correio com eficácia;
- Conhecer formas de tratar o correio a expedir com rigor;
- Adotar um método que torne o trabalho mais rápido;
- Consciencializar para a necessidade de desenvolver um cuidado estético;
- Identificar problemas de organização;
- Adquirir técnicas para organizar reuniões com eficácia
- Conhecer todos os aspetos a ter em conta quanto à escolha e preparação dos locais
- Compreender a importância das fichas de controlo para uma organização eficaz
- Conhecer as ações a realizar durante e após a reunião
- Aprender os procedimentos relativos à planificação de viagens
- Conhecer os diferentes tipos de viagem
- Distinguir tarefas em função do tipo de viagem
- Compreender a importância de uma boa receção na imagem de uma instituição
- Conhecer aspetos a ter em conta no acolhimento dos visitantes
- Adquirir técnicas de comunicações que favoreçam um acolhimento positivo
- Organizar congressos, seminários, colóquios e afins, a nível nacional e internacional.