Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Instituto Politécnico de Tomar

Descrição do Programa

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Instituto Politécnico de Tomar

Polytechnic Institute of Tomar Electrotechnical and Computer Engineering

Objectivos

O curso da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC) foi concebido para proporcionar aos alunos uma sólida formação de base científica e tecnológica, de forma a dar a melhor resposta não só às atuais solicitações do mercado de trabalho, mas também ao longo de toda a sua vida profissional. É de salientar neste curso um vasto leque de saídas profissionais, comprovado com uma elevada taxa de empregabilidade dos nossos diplomados.

A licenciatura, composta por duas áreas de especialização, Ramo de Automação Industrial e Ramo de Energia, tem por objectivo formar técnicos ao nível de licenciatura, habilitados a exercer a sua atividade, com rigor científico e atualidade tecnológica, nos diversos domínios da Electrotecnia. Os diplomados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores adquirem competências polivalentes para a concepção, projeto, planeamento e implementação de sistemas nas áreas do controle, automação, robótica, energia, máquinas, veículos eléctricos, instalações eléctricas, domótica, electrónica, telecomunicações, e na produção e utilização de energia eléctrica.

Ao longo de cada ano lectivo, realizam-se atividades extra-aulas, nomeadamente seminários, palestras, e visitas de estudo, que contribuem muito positivamente para a formação científica dos alunos e para a sua aproximação à realidade empresarial e industrial.

As linhas orientadoras da LEEC privilegia a I&D de projetos aplicados em parceria entre empresas, associações empresariais (Nersant), associações empresariais (Acitofeba), laboratório de inovação industrial e empresarial (Line.ipt) e instituições de investigação (IT - Instituto de Telecomunicações, ISR - Instituto de Sistemas e Robótica) como o motor estratégico para o desenvolvimento económico, a inovação e o aumento da capacidade produtiva.

Saídas profissionais

O aluno licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Politécnico de Tomar está habilitado a exercer a sua actividade em diversos sectores:

  • Empresas de Telecomunicações e de Energia Eléctrica;
  • Operadores de Controlo e de Sistemas Automatizados de Produção;
  • Empresas de Energias Renováveis e Auditorias Energéticas;
  • Indústria transformadora, alimentar, transportes e de bens de consumo;
  • Operadores de Manutenção de Sistemas Industriais;
  • Fabricantes e Distribuidores de Equipamento Eléctrico e Electrónico;
  • Empresas de instalação, concepção e desenvolvimento tecnológico;
  • Empresas de Produção e Manutenção de Software;
  • Gabinetes de Estudos, Projectos e Consultadoria;
  • Organismos de fiscalização e normalização;
  • Ensino, Investigação e Formação Profissional.

Resultados da aprendizagem

Ramo de Energia: Um licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no ramo de Energia deverá estar particularmente apto a projectar, executar, explorar, gerir e manter instalações de distribuição, transformação e utilização de energia aplicando as normas e regulamentos de segurança, bem como conceber seleccionar e manter equipamentos de energia em unidades industriais, sistemas electrónicos, electromecânicos e de automação nas instalações extractivas, transformadoras e de serviços técnicos. Terá ainda competências nos domínios das energias renováveis, da gestão e qualidade de energia e da gestão de projectos.

Ramo de Automação Industrial: Um licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no ramo de automação deverá estar particularmente apto a exercer actividades de concepção, gestão, controle e manutenção de sistemas industriais, designadamente, de sistemas automatizados de produção, de sistemas informáticos industriais de controle e de supervisão de processos, de programação de sistemas de controle robotizados e de sistemas de comunicação. Terá ainda competências nos domínios de sistemas electrónicos, dos sistemas de controle de accionamentos electromecânicos, das instalações eléctricas e de telecomunicações e da gestão de projectos de desenvolvimento de competências pelos próprios alunos.

Essa escola oferece programas em:
  • Portuguese (Portugal)


Última atualização February 4, 2018
Duração e Preço
Este curso é No câmpus
Start Date
Data inicial
Out. 2019
Duration
Duração
Meio Período
Período integral
Locations
Portugal - Tomar, Santarém
Data inicial : Out. 2019
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Dates
Out. 2019
Portugal - Tomar, Santarém
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações