Polytechnic Institute of Tomar Electrotechnical and Computer Engineering

Objectivos

O curso da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC) foi concebido para proporcionar aos alunos uma sólida formação de base científica e tecnológica, de forma a dar a melhor resposta não só às atuais solicitações do mercado de trabalho, mas também ao longo de toda a sua vida profissional. É de salientar neste curso um vasto leque de saídas profissionais, comprovado com uma elevada taxa de empregabilidade dos nossos diplomados.

A licenciatura, composta por duas áreas de especialização, Ramo de Automação Industrial e Ramo de Energia, tem por objectivo formar técnicos ao nível de licenciatura, habilitados a exercer a sua atividade, com rigor científico e atualidade tecnológica, nos diversos domínios da Electrotecnia. Os diplomados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores adquirem competências polivalentes para a concepção, projeto, planeamento e implementação de sistemas nas áreas do controle, automação, robótica, energia, máquinas, veículos eléctricos, instalações eléctricas, domótica, electrónica, telecomunicações, e na produção e utilização de energia eléctrica.

Ao longo de cada ano lectivo, realizam-se atividades extra-aulas, nomeadamente seminários, palestras, e visitas de estudo, que contribuem muito positivamente para a formação científica dos alunos e para a sua aproximação à realidade empresarial e industrial.

As linhas orientadoras da LEEC privilegia a I&D de projetos aplicados em parceria entre empresas, associações empresariais (Nersant), associações empresariais (Acitofeba), laboratório de inovação industrial e empresarial (Line.ipt) e instituições de investigação (IT - Instituto de Telecomunicações, ISR - Instituto de Sistemas e Robótica) como o motor estratégico para o desenvolvimento económico, a inovação e o aumento da capacidade produtiva.

Saídas profissionais

O aluno licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Politécnico de Tomar está habilitado a exercer a sua actividade em diversos sectores:

  • Empresas de Telecomunicações e de Energia Eléctrica;
  • Operadores de Controlo e de Sistemas Automatizados de Produção;
  • Empresas de Energias Renováveis e Auditorias Energéticas;
  • Indústria transformadora, alimentar, transportes e de bens de consumo;
  • Operadores de Manutenção de Sistemas Industriais;
  • Fabricantes e Distribuidores de Equipamento Eléctrico e Electrónico;
  • Empresas de instalação, concepção e desenvolvimento tecnológico;
  • Empresas de Produção e Manutenção de Software;
  • Gabinetes de Estudos, Projectos e Consultadoria;
  • Organismos de fiscalização e normalização;
  • Ensino, Investigação e Formação Profissional.

Resultados da aprendizagem

Ramo de Energia: Um licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no ramo de Energia deverá estar particularmente apto a projectar, executar, explorar, gerir e manter instalações de distribuição, transformação e utilização de energia aplicando as normas e regulamentos de segurança, bem como conceber seleccionar e manter equipamentos de energia em unidades industriais, sistemas electrónicos, electromecânicos e de automação nas instalações extractivas, transformadoras e de serviços técnicos. Terá ainda competências nos domínios das energias renováveis, da gestão e qualidade de energia e da gestão de projectos.

Ramo de Automação Industrial: Um licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no ramo de automação deverá estar particularmente apto a exercer actividades de concepção, gestão, controle e manutenção de sistemas industriais, designadamente, de sistemas automatizados de produção, de sistemas informáticos industriais de controle e de supervisão de processos, de programação de sistemas de controle robotizados e de sistemas de comunicação. Terá ainda competências nos domínios de sistemas electrónicos, dos sistemas de controle de accionamentos electromecânicos, das instalações eléctricas e de telecomunicações e da gestão de projectos de desenvolvimento de competências pelos próprios alunos.

Programa ministrado em:
Portuguese (Portugal)

Ver mais 9 programa(s) oferecido(s) por Instituto Politécnico de Tomar »

Este curso é Campus based
Data de início
Out. 2019
Duration
Solicitar Informações
Meio Período
Período integral
Por local
Por data
Data de início
Out. 2019
Data de término
Prazo para inscrição

Out. 2019

Location
Prazo para inscrição
Data de término