Graduação Em Artes Liberais Internacionais: Economia

International College of Liberal Arts - Yamanashi Gakuin University

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Graduação Em Artes Liberais Internacionais: Economia

International College of Liberal Arts - Yamanashi Gakuin University

Graduação em Artes Liberais Internacionais: Economia

Microeconomia

O curso é dividido em sete seções: (1) introdução; (2) como os mercados funcionam; (3) mercados e bem-estar; (4) economia do setor público; (5) comportamento firme e organização da indústria; (6) economia dos mercados de trabalho; e (7) tópicos para estudo posterior. Nosso aprendizado é organizado em torno dos seguintes conceitos e temas: método científico e o papel dos pressupostos na análise econômica; entender quais modelos econômicos são e como eles são usados; análise positiva versus normativa; forças de mercado de demanda e oferta; elasticidade e suas aplicações; a eficiência dos mercados; os custos da tributação; comércio internacional; vários tipos de externalidades; o conceito de bens públicos; concepção do sistema fiscal; custos de produção; competição perfeita, competição monopolística, oligopólio e monopólio; mercados para fatores de produção; desigualdade de renda e pobreza; a teoria da escolha do consumidor; e fronteiras da microeconomia.

Objetivos

No final deste curso, os alunos bem sucedidos (i) aprenderão conceitos básicos da microeconomia, (ii) compreenderão como esses conceitos se aplicam ao mundo ao seu redor e às suas próprias vidas, e (iii) construíram uma base para a qual estudar áreas mais profundas da economia.

Microeconomia intermediária

O curso é dividido em seis seções: (1) introdução e pré-visualização; (2) teoria do consumidor; (3) teoria dos produtores; (4) operação dos mercados; (5) falhas no mercado e (6) informações assimétricas. Nosso aprendizado é organizado em torno dos seguintes conceitos e temas: os conceitos de escolha, preferências e utilidade; demanda e preferências reveladas; o excedente do consumidor; tempo e incerteza no contexto da economia; tecnologia, maximização de lucros e redução de custos; fornecimento e agregação; oligopólio e teoria dos jogos; Equilíbrio walrasiano; o conceito de externalidades; bens públicos; pequeno número de agentes e negociação de Nash; seleção adversa, risco moral e modelo de agente principal.

Objetivos do Curso

No final deste curso, os alunos bem sucedidos (i) aprenderam conceitos intermédios da microeconomia, (ii) entendem como esses conceitos se aplicam ao mundo ao seu redor e a suas próprias vidas, e (iii) construíram uma base bastante sofisticada de que estuda outras áreas da economia.

Macroeconomia

O curso é dividido em oito seções: (1) introdução; (2) como os mercados funcionam; (3) mercados e bem-estar; (4) dados de macroeconomia; (5) economia real a longo prazo; (6) dinheiro e preços a longo prazo; (7) macroeconomia das economias abertas; e (8) flutuações econômicas de curto prazo. Nosso aprendizado é organizado em torno dos seguintes conceitos e temas: método científico e papel dos pressupostos na análise econômica; análise positiva versus normativa; modelos econômicos; o diagrama de fluxo circular; fronterira da possibilidade de produção; medindo a renda de uma nação, o custo de vida e outras variáveis ​​macroeconômicas; produção e crescimento; mercados de trabalho; economia, investimento e sistema financeiro; o modelo IS-LM; o modelo AS-AD; ciclo comercial clássico; Rigidez de preços e salários; troca de curto prazo entre inflação e desemprego; o sistema monetário e a política monetária; politica fiscal; crises atuais e debates políticos; política em uma economia aberta; e desequilíbrios globais.

Objetivos

No final deste curso, os alunos bem sucedidos (i) aprenderam conceitos básicos da macroeconomia, (ii) entendem como esses conceitos se aplicam ao mundo ao seu redor e a suas próprias vidas, e (iii) construíram uma base fundamental a partir da qual para estudar mais profundamente outras áreas da economia.

Economia japonesa

Este curso centra-se no desenvolvimento histórico da economia japonesa da Restauração Meiji até a Segunda Guerra Mundial, maturação, aumento e colapso da "economia bolha" para o presente, economia de novo tipo através de análises de casos de várias indústrias e empresas. Na primeira metade do curso, cada aluno analisará uma empresa e apresentará resumos de leitura atribuída no contexto de temas atribuídos pelo instrutor. Os temas centrar-se-ão em fatores que influenciaram o desenvolvimento da economia japonesa ao longo dos últimos 150 anos. Na última metade do curso, cada aluno selecionará seu próprio tema, específico para uma determinada empresa ou indústria e período de tempo, de acordo com o conselho e supervisão do instrutor e escreverá um relatório de pesquisa (cerca de 30 páginas) consultando vários estudos de pesquisa , artigos de revistas, home pages e outras mídias e, se necessário, realizar visitas reais e realizar entrevistas na empresa alvo. Um resumo do relatório de pesquisa deve ser apresentado oralmente na frente da classe, perto do final do semestre. Também serão necessárias apresentações ocasionais de trabalho em processo durante o semestre.

Objetivos

(1) estar familiarizado com os principais eventos, influências, trajetória de crescimento e limites do desenvolvimento econômico japonês da Restauração Meiji ao presente; (2) para desenvolver seus próprios pontos de vista sobre o melhor caminho para a economia e os negócios japoneses, a terceira década do século XXI aborda considerando fatores de sucesso e fracasso de várias perspectivas; e (3) aprender a analisar empresas e indústrias a partir das perspectivas da história, as forças e fracos da empresa, os desafios do crescimento e as forças da "globalização".

Comércio internacional

O curso é dividido em seis seções: (1) introdução; (2) vantagem comparativa; (3) vencedores e perdedores no comércio internacional; (4) a importância da escala e do escopo; (5) globalização de empresas dentro e entre indústrias; e (6) deslocalização e terceirização. Nosso aprendizado é organizado em torno dos seguintes conceitos e temas: balança de pagamentos; os termos de troca; barreiras tarifárias e não tarifárias; tecnologia e comércio internacional; modelos de comércio internacional: merchantilismo, vantagem absoluta, vantagem comparativa, teoria das proporções dos fatores, ciclo de vida do produto internacional, nova teoria do comércio e vantagem competitiva nacional; ganhos de acordos comerciais e regionais; estudos de caso: América e Japão; empresas exportadoras versus não exportadoras; multinacionais e organização da empresa; offshoring; IDE horizontal; IDE vertical; integração complexa; e internalização.

Objetivos

No final deste curso, os alunos bem sucedidos (i) aprenderam conceitos básicos do comércio internacional, (ii) entendem como esses conceitos se aplicam ao mundo ao seu redor e a suas próprias vidas, e (iii) construíram uma base fundamental de que estuda mais profundamente outras áreas da economia.

Empreendedorismo

Ao longo do curso, os alunos experimentarão o "mundo real" do empreendedorismo através dos olhos e histórias verdadeiras de empreendedores de empreendimentos de risco transfronteiriço de rápido crescimento que visitarão nossa classe para dar suas histórias da vida real. Os alunos também estarão expostos a uma ampla gama de teorias e estruturas conceituais e aprenderão habilidades práticas através da análise de estudos de caso, muitos dos quais ainda estão em andamento. Grupos ("Empresas") de alunos serão formados e participarão de um concurso de plano de negócios a ser realizado no final do semestre. A apresentação será avaliada pelos empresários do "mundo real" e pelo instrutor. No caso de existir um plano excepcionalmente atraente, os alunos podem ter a oportunidade de trazer seus sonhos para o mundo real através da própria rede de capital de risco do instrutor.

Objetivos

O objetivo do curso é aprender as teorias de gestão do empreendedorismo e experimentar as verdadeiras histórias empresariais através de estudos de caso, palestras convidadas por empreendedores bem-sucedidos reais e o concurso de planos de negócios do grupo de alunos para nutrir futuros empresários, que também deverão atravessar fronteiras nacionais facilmente em suas atividades comerciais de risco relacionadas ao Japão no futuro.

Finanças corporativas

O financiamento corporativo diz respeito a duas atividades distintas, mas relacionadas: a aquisição de capital financeiro e seu investimento em ativos produtivos para gerar lucro econômico. O curso começa com uma introdução aos objetivos das empresas a partir das perspectivas dos acionistas e outras partes interessadas. Durante as primeiras semanas, os alunos se familiarizam com os conceitos de valor temporal do dinheiro, valor presente e futuro, avaliação de ações e títulos, fluxo de caixa descontado e valor presente líquido. O resto do semestre se concentra no risco e no retorno e no gerenciamento de risco, eficiência de mercado, custo de capital, taxas de obstáculos e orçamentos de capital, teorias de estrutura de financiamento e de capital, teoria de agência, política de dividendos, governança corporativa, câmbio, demonstração financeira análise e mercado de controle corporativo.

Objetivos

Na conclusão bem sucedida do curso, os alunos serão capazes de: (i) demonstrar familiaridade com tópicos e ferramentas básicas de finanças corporativas para a tomada de decisões, (ii) calcular valores futuros e presentes, (iii) calcular o fluxo de caixa descontado e líquido valor presente, (iv) explicar a relação entre risco e retorno e entender sua relevância no contexto da tomada de decisão, e (v) saber usar técnicas básicas para análise simples de demonstrações financeiras.

Crescimento econômico: teorias e evidências

O curso é dividido em cinco seções: (1) desenvolvimento e subdesenvolvimento; (2) fatores-chave no processo de desenvolvimento; (3) perpetuação do subdesenvolvimento; (4) o papel do Estado na alocação de recursos e desenvolvimento sustentável; e (5) financiamento do desenvolvimento econômico. Nosso aprendizado é organizado em torno dos seguintes conceitos e temas: a lacuna de desenvolvimento e a medida da pobreza; características de subdesenvolvimento e mudanças estruturais; O papel das instituições no desenvolvimento econômico; teorias do crescimento econômico: por que as taxas de crescimento diferem entre os países; papel da agricultura e do trabalho excedente para a industrialização; acumulação de capital, progresso técnico e técnicas de produção; população e desenvolvimento; alocação de recursos nos países em desenvolvimento e desenvolvimento sustentável; avaliação de projetos, análise custo-benefício social e salários sombra; desenvolvimento e meio ambiente; financiamento do desenvolvimento de recursos domésticos; e assistência externa, ajuda e dívida e desenvolvimento.

Objetivos

No final deste curso, os estudantes bem sucedidos (i) aprenderam os argumentos fundamentais de por que certas economias progrediram enquanto outras ficam para trás, (ii) compreendem como esses conceitos se aplicam ao mundo à sua volta e a suas próprias vidas e ( iii) construíram uma base fundamental para estudar mais profundamente outras áreas da economia.

História do pensamento econômico

A economia foi definida como o estudo de como a sociedade distribui recursos escassos que têm usos alternativos. As cinco grandes questões da economia são: qual sistema econômico é o melhor? Que bens e serviços deve produzir uma sociedade? Como eles devem ser produzidos? Quantos devem ser produzidos? E para quem eles devem ser produzidos? Essas questões estiveram presentes nas sociedades desde nossos começos. Ao traçar a história do pensamento econômico (HET) através de seus estágios principais: pensamento pré-clássico dos filósofos morais Aristóteles aos escolásticos, ao feudalismo, ao capitalismo mercantil, ao capitalismo produtor, ao capitalismo do consumidor, prestaremos atenção também aos avanços em outros perspectivas da história mundial. Alguns dos principais personagens do nosso estudo de HET incluem: William Petty, John Locke, Bernard Mandeville, David Hume, Francis Quesnay, Jacques Turgot, Adam Smith, Thomas Malthus, David Ricardo, JS Mill, Karl Marx, JM Keynes, Milton Friedman e muitos outros.

Objetivos

(i) Familiarizar-se com as idéias essenciais dos maiores contribuintes para o HET, (ii) criar aos alunos uma consciência de que muitas das teorias e conceitos dos campos da economia e das empresas que muitas vezes são assumidos como avanços recentes em humanos pensamentos são, de terno, reafirmações da consciência da condição humana que foram compreendidas em alguns casos, muitas centenas de anos antes, e (iii) para poder rastrear o desenvolvimento de conceitos básicos do campo da economia, tais taxas de juros, futuro ajustado ao risco fluxo de caixa / valor presente e valor econômico.

Dinheiro

O curso é dividido em cinco seções: Fundações; Mercados financeiros; Bancário; Dinheiro e economia; e Política Monetária. Nosso aprendizado é organizado em torno dos seguintes conceitos: o sistema financeiro; dinheiro e bancos centrais; preços dos ativos e taxas de juros; mercados cambiais; informação assimétrica no sistema financeiro; o setor bancário; o negócio da banca; regulamento bancário; oferta de dinheiro e taxas de juros; flutuações econômicas de curto prazo; flutuações econômicas, política monetária e sistema financeiro; inflação e deflação; políticas de estabilidade econômica; instituições e estratégias monetárias; política monetária e taxas de câmbio; e crises financeiras.

Objetivos

No final deste curso, os alunos bem-sucedidos (i) aprenderam os conceitos fundamentais relacionados ao dinheiro, banco, outras instituições financeiras e mercados financeiros, (ii) entender como esses conceitos se aplicam ao mundo que os rodeia e às suas próprias vidas, e (iii) construíram uma base fundamental para estudar mais profundamente outras áreas da economia e das macrofinanças.

Economia japonesa

Este curso centra-se no desenvolvimento histórico da Economia Japonesa da Restauração Meiji até a Segunda Guerra Mundial, maturação, aumento e colapso da economia de bolhas até o presente, economia de novo tipo através de análises de casos de várias indústrias e empresas. Na primeira metade do curso, cada aluno analisará uma empresa e apresentará resumos de leitura atribuída no contexto de temas atribuídos pelo instrutor. Os temas centrar-se-ão em fatores que influenciaram o desenvolvimento da economia japonesa ao longo dos últimos 150 anos. Na última metade do curso, cada aluno selecionará seu próprio tema, específico para uma determinada empresa ou indústria e período de tempo, de acordo com o conselho e supervisão do instrutor e escreverá um relatório de pesquisa (cerca de 30 páginas) consultando vários estudos de pesquisa , artigos de revistas, home pages e outras mídias e, se necessário, realizar visitas reais e realizar entrevistas na empresa alvo. Um resumo do relatório de pesquisa deve ser apresentado oralmente na frente da classe, perto do final do semestre. Também serão necessárias apresentações ocasionais de trabalho em processo durante o semestre.

Objetivos

(1) estar familiarizado com os principais eventos, influências, trajetória de crescimento e limites do desenvolvimento econômico japonês da Restauração Meiji ao presente; (2) para desenvolver seus próprios pontos de vista sobre o melhor caminho para a economia e os negócios japoneses, a terceira década do século XXI aborda considerando fatores de sucesso e fracasso de várias perspectivas; e (3) aprender a analisar empresas e indústrias a partir das perspectivas da história, as forças e fracos da empresa, os desafios do crescimento e as forças da "globalização".

Estratégia competitiva

Ao longo do semestre, os alunos se familiarizarão com mais de 300 conceitos e teorias relacionadas à estratégia corporativa. Será feita uma tentativa de integrar o que os alunos estão aprendendo neste curso com o que aprenderam em outros cursos nos campos da economia e outras áreas do currículo, não obviamente relacionadas com o mundo dos negócios e da economia. Freqüentemente, depois que os alunos foram apresentados a um conceito ou a uma teoria, eles serão obrigados a explicar como ele se aplica ou, em alguns casos, explicar por que não se aplica, no contexto das empresas japonesas. O quadro estrutural do nosso estudo será o Processo de Planejamento Estratégico (SPP), um modelo amplamente ensinado e praticado para a formulação e implementação da estratégia. Os principais elementos do SPP são: (1) missão e objetivos, (2) análise SWOT, (3) os três níveis de estratégia: corporativa, empresarial e funcional, (4) estrutura organizacional, (5) sistemas de controle, ( 6) correspondência de estratégia para estrutura e controles, e (7) gerenciamento de mudanças estratégicas.

Objetivos

Os alunos poderão aplicar fatos, conceitos e teorias do campo de gerenciamento estratégico para analisar e propor soluções para vários desafios estratégicos e dilemas que enfrentam os gerentes no mundo real dos negócios e descobrir quando os conceitos e teorias não se aplicam, ou pode candidatar-se exclusivamente ao mercado japonês.

Seminário (Economia)

O papel do seminário é apoiar a conclusão bem sucedida do Projeto de Pesquisa de Graduação (GRP), um requisito de graduação para todos os alunos. Neste seminário, analisaremos o tema que cada aluno escolheu para o programa Writing-Across Curriculum (WAC), sobre o qual o GRP se baseia, através da lente de teorias, paradigmas e conceitos do campo de Economia. Os alunos se revezam para apresentar suas pesquisas em diferentes estágios do desenvolvimento da tese. Seus colegas, sob a supervisão do instrutor do seminário, discutirão e criticarão cada apresentação para dar aos apresentadores a oportunidade de refinar sua própria tese. Através de tais interações, os pares aprenderão como evitar problemas com seus próprios projetos.

Objetivos

No final deste curso, os alunos terão: (i) analisado uma questão mundial importante a partir da perspectiva de um economista, (ii) realizado em um alto nível de proficiência em seu próprio projeto de pesquisa, e (iii) redigiu uma alta qualidade tese de graduação em sua própria área escolhida.

Instrutores:

  • Michael Lacktorin, Dean

Essa escola oferece programas em:
  • Inglês


Última atualização January 17, 2018
Duração e Preço
Este curso é No câmpus
Start Date
Data inicial
Abr. 2019
Duration
Duração
Período integral
Locations
Japão - Kōfu, Yamanashi
Data inicial : Abr. 2019
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Data de conclusão Solicitar Informações
Dates
Abr. 2019
Japão - Kōfu, Yamanashi
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