Graduação em Artes Liberais Internacionais: Artes da Linguagem (Literatura, Lingüística)

International College of Liberal Arts - Yamanashi Gakuin University

Descrição do Programa

Leia a Descrição Oficial

Graduação em Artes Liberais Internacionais: Artes da Linguagem (Literatura, Lingüística)

International College of Liberal Arts - Yamanashi Gakuin University

Graduação em Artes Liberais Internacionais: Artes da Linguagem (Literatura, Lingüística)

Introdução aos conceitos de linguagem

Introdução aos conceitos de linguagem oferece aos alunos uma introdução ao idioma, observando semelhanças e diferenças entre uma variedade de idiomas a partir de um ponto de vista científico. Um estudo da singularidade da linguagem humana também significa olhar para a mente humana e a relação da cognição com a linguagem. Neste curso, pensamos em questões como: O que é o idioma? O que significa conhecer um idioma? De que forma as pessoas adquirem sua primeira língua? Como eles adquirem linguagens adicionais? Como é linguagem única para a espécie humana e a evolução da cognição e da cultura humanas? Como o idioma é uma espécie de janela na mente? Como o idioma pode influenciar a identidade?

A linguística é composta por várias áreas formais de estudo: palavras (morfologia), frases (sintaxe, o que a maioria das pessoas chamam de "gramática"), significados (semântica) e sons (fonética e fonologia). Também inclui o estudo de como o conhecimento sobre linguagem é aplicado em situações sociais em diferentes culturas (sociolinguística) e como as pessoas aprendem uma língua (aquisição de linguagem). Estudaremos cada um desses aspectos da linguagem.

Finalmente, este curso serve como uma introdução à variedade de idiomas e tipos de idiomas falados em todo o mundo. Praticamente todos os atos e certamente todos os campos do conhecimento, mesmo os campos não-verbais, como a matemática e a música, dependem do idioma como principal meio de instrução e aprendizado. A linguagem é indiscutivelmente a capacidade cognitiva mais importante da espécie humana. Como as linguas humanas são tão diversas e o linguagem é parte integrante da construção da cultura, segue-se que alguns conhecimentos lingüísticos básicos são grandemente esclarecedores, se não essenciais, para estudantes que desejam compreender profundamente a multiplicidade das culturas e a própria natureza humana.

Objetivos

O objetivo principal deste curso é apresentar aos alunos a natureza da própria linguagem e seu papel fundamental no pensamento e no comportamento humano. A letra maiúscula aqui é intencional, uma vez que está subjacente à natureza científica da linguística como uma ciência que busca descobrir os princípios, examinando os detalhes. O aluno também aprenderá a abordar vários aspectos da linguagem: a morfologia, a sintaxe, a fonologia de uma perspectiva de resolução de problemas e, ao fazê-lo, aprenderá como os linguistas estudam a linguagem e a natureza inerente desses sistemas inter-tecidos subjacentes a todas as linguagens humanas . Ao longo do curso, o objetivo de deixar os alunos experimentar a universalidade dos sistemas de linguagem, ao invés de sua discretividade, é primordial. A linguagem é principalmente o que nos faz homo sapiens, e é a raiz de quase todos os padrões de pensamento e comportamento humano específico.

Sociolingüística

Este curso apresenta conceitos de "sociolinguística" para estudantes com um conhecimento rudimentar de terminologia e métodos linguísticos. A sociolingüística é o estudo das formas em que a linguagem e as sociedades se relacionam inter-relacionais. Os alunos estudarão temas como a variação do dialeto e o registro social (os diferentes contextos sociais de certos usos da linguagem) e as formas como esses fatores influenciam e ajudam a moldar identidade e cultura. Outros tópicos abordados no curso serão ideologias e atitudes relacionadas à linguagem e suas conseqüências políticas, educacionais, sociais e até econômicas.

Objetivos

O objetivo principal do curso é ensinar os princípios citados acima, com o objetivo de aumentar a conscientização dos alunos sobre o papel central da linguagem na sociedade e sobre os preconceitos decorrentes da falta de conhecimento da linguagem. Estas incluem particularmente atitudes em relação a dialetos menos favoráveis, geralmente falados por grupos sociais menos favoráveis. Pode-se raramente separar as disparidades raciais e étnicas das línguas que os usuários usam.

Inglês mundial

Este curso oferece uma introdução ao estudo formal da língua inglesa. Como tal, o curso se concentrará em vários fatores-chave sobre a língua inglesa: sua história, seu uso atual e sua propagação de várias maneiras em todo o mundo. Em particular, à medida que o inglês se torna mais globalizado ou internacionalizado, vários ingleses do mundo tornaram-se realidade; Este curso explora alguns desses ingleses e os motivos da sua proliferação. Os alunos lerão materiais escritos para falantes nativos em algumas das variedades dominantes do mundo. Os problemas mencionados acima conduzem a uma discussão natural sobre o que hoje é "padrão" e o que é um "falante nativo".

Um dos benefícios deste curso é que os alunos devem avaliar sua própria compreensão e "nível" de inglês em vários níveis \ gramática, vocabulário, pronúncia, etc. \ e discutir maneiras pelas quais eles podem desenvolver maior fluência e proficiência em inglês. Os alunos também terão oportunidades de se familiarizarem com alguns valores culturais e expressões literárias embelezados em inglês. Essencialmente, este curso irá introduzir os alunos no mundo rico do inglês como língua e meio de armazenamento cultural.

Objetivos

O objetivo deste curso é, portanto, aumentar a conscientização dos alunos sobre o inglês como língua dominante da 21ª língua e seu impacto em eventos mundiais e atitudes culturais. Um aspecto muito importante deste curso é conscientizar os alunos das implicações sociais e políticas do inglês como lingua franca mundial.

Apreciação de Literatura

A apreciação da literatura se concentrará nos princípios básicos de leitura, compreensão e apreciação da poesia, ficção e drama. O curso começará com curta ficção, procederá à leitura de um romance curto, uma variedade de poemas, filmes relacionados a poesias e performances de poesia e filmes relacionados à literatura. O curso pode terminar com uma peça de ação única. A ficção consiste em várias histórias curtas representativas que irão introduzir os alunos na leitura das histórias e na terminologia básica necessária para discutir a ficção. Haverá uma ênfase especial na leitura íntima da linguagem literária e na maneira como a linguagem representa o pensamento imaginativo e mescla o pensamento e o sentimento.

Os alunos consideram a poesia de diversas maneiras, tanto como textos escritos, como vivos, em constante evolução, orais. A aula assistirá filmes como Dead Poets Society com foco em poesia e sensação ou no filme de rap contemporâneo, Slam. Outro aspecto do curso irá introduzir os alunos no relacionamento entre poesia e outras artes, especialmente pintura e música. Espera-se que os alunos participem e conduzam discussões em pequenos grupos, escrevam documentos analíticos, preparem dez ingressos de diário que exigem precisão de compreensão e interpretação pessoal e, claro, leiam extensivamente. Mais importante ainda, esta classe será dedicada à experiência viva da linguagem literária como a linguagem suprema do sentimento.

Objetivos

Os objetivos se concentram em ensinar os alunos a abordar vários trabalhos literários e alcançar uma maior compreensão de sua superfície e conteúdo simbólico. Isso inclui a compreensão da estrutura de vários tipos de poemas e obras de ficção, bem como uma atenção especial à linguagem, tanto literal quanto figurativa. O resultado desejado não é apenas compreender o conteúdo da literatura, mas o valor que traz ao aluno em termos de capacidade de empatança com a condição humana mais profundamente e pensar mais profundamente sobre as experiências humanas universais e os contextos sociais nos quais as pessoas vivem vidas.

Poesia lírica

Poesia lírica apresentará os alunos à poesia lírica seguindo uma abordagem histórica em dois sentidos: 1) as raízes históricas da letra serão estudadas através de exemplos de letras antigas e modernas, não necessariamente de mais antigas para mais recentes, mas com pontos de referência cronológicos; 2) O contexto histórico, social e estético de muitos dos poemas será considerado no processo de interpretação e apreciação. As ferramentas da poesia, bem como as comparações temáticas, serão uma parte importante do curso. O formato será discussões em grupos pequenos com palestras no mínimo. Esta classe requer muita escrita em resposta a poemas, embora não seja necessariamente um papel a longo prazo. Alguns dos estudantes de poesia devem ler: Sappho, Catulo e outros letristas grego e latino, alguns poemas franceses provençais. Os sonetos de Shakespeare, George Wither, Blake, Wordsworth, Byron, Dickinson, Whitman, Marianne Moore, Elizabeth Bishop, William Carlos Williams, Wallace Stevens, Robert Frost, Ezra Pound, Stevie Smith, letristas de música moderna como Bob Dylan e muitos outros.

Objetivos

O principal objetivo é aumentar a compreensão e o gozo das obras poéticas ao olhar, em seus contextos históricos, não principalmente como eventos cronológicos, mas como trabalhos definidos em tempos particulares abordando as condições criadas por esses eventos. Aprender a ler e ouvir a poesia como o idioma da música é o objetivo saliente desse curso.

Principais temas da literatura mundial

Os principais temas da literatura mundial selecionarão um tema importante da literatura mundial e os estudantes estudarão o tratamento do tema em vários gêneros e literaturas mundiais. Os temas serão selecionados com base em sua adequação aos objetivos curriculares mais amplos e à abordagem interdisciplinar. Os alunos lerão as obras selecionadas com propósitos específicos relacionados à compreensão global, estilos literários e perspectivas filosóficas. Um exemplo de um possível tema seria "Realidade e Ilusão em Obras de Realismo Mágico". Com este tema, os alunos leriam alguns ou todos os seguintes: o berço do gato de Kurt Vonnegut, o país das maravilhas duras e o fim do mundo de Haruki Murakami, o cem anos de solidão de Gabriel Marquez, o resplendor do rei da câmera Laye, "Borges e eu" e uma seleção de outras histórias curtas e poemas de grandes escritores e poetas em todo o mundo. Quero salientar que essas obras podem não ser consideradas "realismo mágico" por alguns críticos, mas este é um dos desafios críticos que os alunos enfrentam no curso para decidir por si próprios como os trabalhos se relacionam ou diferem uns dos outros. Outro tema muito emocionante seria "O papel da linguagem no discurso literário e crítico pós-colonial", que compararia as obras da diáspora africana ou indiana e aqueles que tratavam esses eventos pelos escritores do período colonial europeu.

Objetivos

Os objetivos deste curso são os mesmos que os objetivos de todos os cursos de literatura: aumentar a capacidade dos alunos para compreender obras criativas e crescer intelectualmente e emocionalmente a partir da experiência de leitura de ótimos trabalhos. Isso naturalmente inclui uma consciência de eventos históricos e sociais na história, bem como experiências humanas em diversas culturas e períodos históricos.

Estudos Comparativos de Literatura

Em Estudos de Literatura Comparada, examinaremos literatura e arte de escritores japoneses e ocidentais que examinam um tema central proeminente na literatura mundial, especialmente o do Japão. Por exemplo, podemos selecionar obras consideradas "pós-guerra", tanto no sentido temporal como temático, cobrindo uma seleção de respostas à Segunda Guerra Mundial por escritores e artistas japoneses e ocidentais. Encontramos novelas, peças, histórias curtas, poemas, ensaios, filmes, fotografias, peças de dança e uma novela gráfica, considerando as reações e representações da guerra, publicadas nos últimos sessenta e cinco anos. Enquanto começaremos com um foco nas respostas ao Holocausto e as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, também leremos as representações da experiência de guerra que estão fora desses dois eventos fundamentais.

Os alunos serão convidados a completar tarefas de escrita freqüentes enquanto trabalhamos juntos como uma aula para articular as questões levantadas por essas leves leituras e visualizações, com um foco particular em questões de trauma e memória, bem como o papel da responsabilidade ética que possamos como leitores e espectadores. Além dessas atribuições mais curtas, os alunos terão que escrever um documento final de pesquisa de dez páginas que trate de pelo menos um texto coberto no curso e, pelo menos, um fora dele.

Objetivos

O objetivo do curso principal é o crescimento das habilidades dos alunos para entender obras literárias complexas, seu contexto social e a condição humana, como é revelado através da narrativa imaginativa, expressões poéticas ou dramas que os alunos devem ler no curso. Ao estudar trabalhos em um contexto comparativo, os alunos aprendem uma série de habilidades de pensamento crítico valiosas, que vão desde a consciência linguística até os aspectos culturais profundos das obras literárias.

Escrita criativa em todos os gêneros

Creative Writing Across Genres oferece uma oportunidade para os alunos escreverem criativamente em todos os gêneros, escolhendo pelo menos dois dos seguintes itens: poesia, peças de teatro, ficção ou ensaios criativos de não ficção, como autobiografia ou escrita de viagem. As obras poderiam ser concebidas como parte de projetos mais longos, como uma novela ou livro de poemas, mas pelo menos dois dos gêneros listados acima devem ser tentados durante o curso. Também parte deste curso seria uma leitura pública dos trabalhos produzidos no final de cada termo. As obras multimídia também são encorajadas, misturando literatura com música, performance de palco ou artes visuais de desenho, pintura ou fotografia. Os alunos também serão convidados a ler as obras selecionadas durante o curso.

Objetivos

Os objetivos deste curso são proporcionar ao aluno a oportunidade de escrever criativamente em várias disciplinas escolhidas: poesia, ficção, drama e / ou não ficção criativa. O curso é desenvolvido e, portanto, visa principalmente incentivar os jovens escritores com um talento e interesse na escrita criativa em todas as disciplinas.

Escrita Expositória Avançada

A Escrita Expositória Avançada é projetada para fornecer instruções de escrita e experiência para estudantes que optam por refinar suas habilidades básicas de escrita além dos níveis de Composição 2 ou Escrita de Pesquisa Expositória. Os temas e gêneros dentro da escrita expositiva são flexíveis e dependem dos interesses dos professores e estudantes, mas este curso é essencialmente um workshop para escritores estudantis em um nível avançado. O objetivo é que os alunos produza 2000 a 3000 palavras de escrita refinada cobrindo pelo menos três diferentes projetos de escrita durante o curso, embora a flexibilidade seja estendida aos alunos que tenham idéias e razões claras para se desviar dessa expectativa geral. Um dos resultados do curso pode incluir uma publicação de mini-revista de obras escritas durante o período e talvez combinadas com trabalhos de outras aulas de escrita na área de Artes da Linguagem. Geralmente, o curso não exigirá um trabalho de pesquisa acadêmica documentado, mas entraria na categoria de não ficção criativa, embora estudantes que desejassem escrever documentos acadêmicos possam fazê-lo com a permissão do instrutor.

Objetivos

O objetivo principal deste curso é melhorar as habilidades de escrita em áreas que o estudante encontra mais interessantes e úteis, especialmente a não-ficção criativa, mas uma escrita mais acadêmica, se este for o foco de atenção escolhido pelo aluno no curso.

Comunicação em inglês para o local de trabalho

Este curso proporcionará aos alunos habilidades práticas de escrita para se comunicar com outras pessoas no local de trabalho, empresas, escolas e outras instituições, onde é necessária uma interação profissional efetiva e adequada em inglês. As habilidades de escrita e fala serão modeladas, praticadas e avaliadas. O curso combinará o que muitas vezes é ensinado em cursos de escrita técnica com o conteúdo e as atividades freqüentemente ensinadas em cursos de comunicação de fala ou cursos de apresentação. Alguns dos tópicos e práticas de escrita, incluindo a redação de relatórios formais, a redação de e-mails apropriados, a redação de minutos e resumos de reuniões, a redação de propostas e outros. Alguns dos tópicos e atividades de discussão incluem a comunicação em inglês pelo fone ou pelo Skype, comunicando-se em reuniões grupais, dando apresentações orais com o PowerPoint ou alguma outra metodologia de apresentação. O objetivo principal deste curso é fornecer diretrizes práticas e práticas para a escrita e fala eficazes em contextos profissionais, o que requer não apenas uma organização clara e lógica do conteúdo, uso gramatical preciso, articulação clara de palavras e frases, mas também registro apropriado que reflete graus adequados de cortesia, formalidade e informalidade.

Objetivos

O principal objetivo deste curso é preparar os alunos para que se comuniquem efetivamente tanto na escrita quanto na fala em diversos contextos profissionais. Para fazer isso, os alunos também se esforçarão para alcançar o seguinte: (1) Aprenda os formulários e o registro adequado para escrever e-mails, relatórios e propostas formais, cartas comerciais e a preparação de cartas de apresentação para acompanhar Curriculum Vitae para o trabalho aplicações; e (2) Aprenda os formulários e o registro adequado para comunicação telefônica, saudações e apresentações e apresentações formais e informais.

Seminário (Artes da Linguagem)

REGISTRO, Kirby Alison

Este curso é um curso intensivo que abrange tópicos em literatura e campos relacionados ao estudo literário. É abrangente em todos os gêneros literários de poesia, ficção e drama e irá introduzir uma variedade de abordagens para o estudo da literatura de culturas variadas. Os alunos podem escolher seus tópicos livremente, desde uma concentração no trabalho de um autor particular, até uma abordagem temática que abrange mais de um autor, e também temas históricos como a literatura pós-colonial sobre as literaturas européias e as chamadas "Terceiro Mundo". Índia, África ou Caribe. A primeira metade do curso será dedicada a ler e discutir vários temas literários com base nos interesses dos estudantes. A segunda metade se concentrará em projetos de alunos em detalhes e geralmente consistirá em apresentações de estudantes de várias etapas de seu trabalho em seu artigo de seminário. A participação das sessões do seminário é obrigatória e constituirá uma parte significativa da nota do curso. Possíveis tópicos incluem: escritos de Paul Bowles, americano expatriado, comparação de obras pós-coloniais européias e afro-indianas, metáforas em obras de realismo mágico, uso de linguagem na poesia e ficção de Paul Auster etc.

Objetivos

O objetivo principal do curso é orientar a exploração própria dos alunos de uma área de interesse em linguagem e literatura, ensinar-lhes como fazer pesquisas independentes, analisar e sintetizar informações e responder a textos acadêmicos de forma crítica e informada. .

OLAGBOYEGA, Kolawole Waziri

Este seminário incidirá sobre questões relacionadas à linguagem e seus diversos aspectos interdisciplinares. O aluno pode escrever sobre qualquer tópico que normalmente seja abordado em linguística ou estudos de linguística aplicada. Entre estes incluem aquisição de linguagem, preocupações sociolingüísticas com linguagem e sociedade, dialetos, abordagens formais e informais de gramática, vocabulário e significado, gramática universal e suas implicações teóricas e práticas, etc.

O curso será estruturado na primeira metade em torno de palestras e discussões de leituras sobre temas relevantes. Um dos principais objetivos do curso será ajudar os alunos a selecionar seu tópico de pesquisa que continuará no segundo semestre. A segunda metade se concentrará em projetos de alunos em detalhes e geralmente consistirá em apresentações de estudantes de várias etapas de seu trabalho em seu artigo de seminário. A participação das sessões do seminário é obrigatória e constituirá uma parte significativa da nota do curso.

Objetivos

O objetivo principal do curso é orientar a exploração própria dos alunos de uma área de interesse em linguagem e literatura, ensinar-lhes como fazer pesquisas independentes, analisar e sintetizar informações e responder a textos acadêmicos de forma crítica e informada. .

Instrutores:

  • Kolawole Olagboyega
  • Kirby Record
Essa escola oferece programas em:
  • Inglês


Última atualização January 17, 2018
Duração e Preço
Este curso é No câmpus
Start Date
Data inicial
Abr. 2019
Duration
Duração
Período integral
Locations
Japão - Kōfu, Yamanashi
Data inicial : Abr. 2019
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Dates
Abr. 2019
Japão - Kōfu, Yamanashi
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações