Graduação Em Artes Liberais Internacionais: Música

International College of Liberal Arts - Yamanashi Gakuin University

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Graduação Em Artes Liberais Internacionais: Música

International College of Liberal Arts - Yamanashi Gakuin University

Graduação em Artes Liberais Internacionais: Música

Como escutamos música: fundamentos da percepção musical, cognição e acústica

Este curso serve como uma introdução ampla e gentil à psicoacústica, psicologia musical e acústica musical. Os relacionamentos entre produção, física e percepção do som, bem como semelhanças e diferenças entre música e linguagem são explorados. Fenômenos como o tom absoluto (perfeito), sinestesia e amusia são discutidos. As atividades do curso incluirão palestras, leituras, experiências na classe e apresentações de alunos.

Objetivos

Após a conclusão deste curso, os alunos devem poder (i) ter uma maior compreensão de como os instrumentos musicais e a voz humana operam; (ii) obter uma maior consciência dos parâmetros musicais, das dimensões físicas do som e do sistema auditivo humano; (iii) ganhar experiência na concepção e realização de experimentos básicos; e (iv) aplicar conhecimento e experiência obtidos deste curso para cursos subseqüentes em música e áreas relacionadas.

História da música ocidental

Uma amplo levantamento da música clássica ocidental, que se estende de 800 DC ao presente. As atividades do curso incluem palestras, trabalhos de escrita e audição e leituras de fontes primárias. O repertório saliente de cada período histórico situa-se num contexto sociocultural e sociopolítico. As histórias de recepção de trabalhos específicos serão abordadas. São discutidos paralelos entre estética musical e técnicas e tendências simultâneas em outras formas de arte, bem como a influência da música não-ocidental sobre compositores ocidentais.

Objetivos

Este curso irá introduzir os alunos para (i) vocabulário essencial para escrever e discutir música clássica ocidental e (ii) repertório importante de cada período histórico principal, situado em um contexto histórico.

Música Tradicional Japonesa

Este é um curso de conferência que analisa os fundamentos da música tradicional do Japão. Abrangerá as estruturas básicas, instrumentos musicais, conjuntos e tipos de composições encontradas na música tradicional japonesa. O papel da música japonesa tradicional em relação à vida da Corte e em relação às práticas religiosas será apresentado. E também, consideramos a relação entre língua japonesa e música. Analisamos o som dos instrumentos musicais japoneses e a voz por um analisador de espectro. Os alunos lerão os instrumentos tradicionais de música e música japonesa de William Malm e ensaios adicionais; Eles serão designados para ouvir e estudar gravações de áudio e vídeo de trabalhos representativos e performances de música tradicional japonesa. Temas especiais incluirão o shakuhachi (flauta de bambu) e seu papel no budismo zen, a orquestra Gagaku e a dança Bugaku relacionada. Trabalhos musicais recentes para instrumentos japoneses tradicionais também serão investigados. Obter informações sobre a música de um povo permite uma visão sobre a cultura e as tradições desse povo.

Objetivos

Após a conclusão deste curso, espera-se que os estudantes:

(i.) Ser capaz de demonstrar sua compreensão dos instrumentos japoneses tradicionais, formas musicais, conjuntos musicais e princípios japoneses ou padrões de beleza na música;
(ii.) Explique e discuta várias das características que distinguem a música tradicional japonesa da música clássica ocidental;
(iii.) Ser capaz de identificar instrumentos musicais japoneses e várias obras do repertório clássico para cada um;
(iv.) Ser capaz de demonstrar seu conhecimento da história e desenvolvimento da música japonesa e sua relação com mudanças na cultura japonesa, organização social, relação com outras culturas e com práticas religiosas.

Introdução à tecnologia musical

Uma pesquisa abrangente de software de notação de música, estações de trabalho de áudio digital (DAW's), MIDI e ferramentas e técnicas de síntese de som. Principalmente hands-on e baseado em projetos, o curso apresenta aos alunos os conceitos básicos de notação de computador, edição e mixagem de som e análise / síntese de som. A Introdução à Tecnologia da Música culmina com a apresentação de projetos criativos finais utilizando as técnicas e recursos cobertos na aula. Não é necessária experiência prévia em tecnologia musical ou composição.

Objetivos

Após a conclusão deste curso, os alunos terão obtido o conhecimento e experiência em software de tecnologia musical necessário para prepará-los para novos estudos de composição, produção e análise de música, bem como uma maior compreensão das ferramentas e técnicas empregadas por artistas profissionais e produtores.

História da música moderna

Uma visão geral das correntes e técnicas musicais desde 1900. Os focos incluem o surgimento de movimentos de pré-guerra pré-WWI e pós-Segunda Guerra Mundial, relações entre tendências de vanguarda e experimentais em música e outras disciplinas artísticas e o impacto da globalização, instabilidade sociopolítica , e tecnologias emergentes sobre criação musical. A polinização cruzada do jazz, gêneros de música popular, tradições musicais não-ocidentais e "música de concertos" no século XX também é abordada.

Objetivos

Pretende-se que este curso aprofunda e amplie as perspectivas dos alunos sobre a música do século passado e aumenta a familiaridade com o importante repertório moderno, contemporâneo, movimentos estéticos e gêneros. A capacidade de estabelecer conexões entre eventos históricos significativos, conquistas científicas e tecnológicas e respostas artísticas a tais eventos e realizações serão aprimoradas.

Fundamentos de música: harmonia, música e organização

Introdução completa e integrada aos conceitos básicos de alfabetização musical e aos rudimentos da música. O curso irá cobrir os fundamentos da harmonia tonal, ritmo, forma e instrumentação, e permitir que os alunos ganhem experiência em solfge, visão-leitura, proficiência de teclado e direção. O fraseamento, a dinâmica, a articulação e outros modos de expressão musical também serão abordados. As atividades do curso incluirão curta performance, ditados, composição, análise e exercícios de organização.

Objetivos

Fundamentos musicais existe como base para o estudo da teoria musical, treinamento orais, composição, desempenho e organização. Isso inclui o desenvolvimento da compreensão dos conceitos básicos e o exercício minucioso dos rudimentos da música. A aquisição dessas habilidades não só prepara os alunos para mais estudos sobre composição, desempenho e produção de música, mas também pode melhorar a apreciação da música entre os entusiastas.

Música e outras mídias: Perspectivas interdisciplinares

A música tem sido historicamente considerada a mais abstrata das disciplinas artísticas ... mas também (talvez pelo mesmo motivo) provou ser bastante compatível com outras mídias artísticas. No contexto do conceito de Wagner do Gesamtkunstwerk, este curso considera a miríade de interseções entre a música e as artes visuais e artísticas exploradas ao longo do último século ou as questões, desafios e modelos colaborativos que surgiram no processo. Embora a ênfase seja colocada nas interações entre música e mídia visual (filme / video em particular) e música e dança, relacionamentos com teatro, arquitetura e literatura também são abordados. Embora exista um foco nas obras de multimídia do século XX e XXI, também são discutidos precedentes históricos.

Objetivos

Este curso apresenta aos alunos trabalhos seminal multimídia e modos de colaboração que emergiram no século passado. Além de obter uma maior compreensão e apreciação das motivações por trás e dos desafios que enfrentam a criação artística interdisciplinar, os alunos ganharão uma maior conscientização sobre as ramificações culturais do transplante de música do cenário de concertos para cinema, instalação de galeria e (mais recentemente) video game / interactive contextos de mídia.

Seminário (Música)

O papel do seminário é apoiar a conclusão bem sucedida do Projeto de Pesquisa de Graduação (GRP), um requisito de graduação para todos os alunos deste departamento. Neste seminário, analisaremos o tema que cada aluno escolheu para o programa Escrita-Across-Curriculum (WAC), sobre o qual o GRP se baseia, através da lente de conceitos, tendências e práticas no campo da Música. Os alunos se revezam para apresentar suas pesquisas em diferentes estágios do desenvolvimento da tese. Seus colegas, sob a supervisão do instrutor do Seminário, discutirão e criticarão cada apresentação para dar aos apresentadores a oportunidade de refinar sua própria tese. Através de tais interações, os pares aprenderão como evitar problemas com seus próprios projetos.

Objetivos

No final deste curso, os alunos terão: (i) analisado uma questão mundial importante a partir da perspectiva de um pesquisador de música, (ii) realizado em um alto nível de proficiência em seu próprio projeto de pesquisa e (iii) tese de graduação de qualidade em sua própria área escolhida.

Workshop: Music Practice I (Improvisation Ensemble)

Esta oficina prática e inclusiva apresenta aos alunos uma variedade de práticas de improvisação. As atividades incluem improvisação estruturada de "peças de jogo", improvisação com eletrônicos e instrumentos caseiros, e improvisação com / em resposta a multimídia (por exemplo, vídeo e texto). A oficina culminará em um concerto final. A ênfase é colocada nos modelos de interação dos artistas e na "dinâmica social" da improvisação coletiva, e não na proeza em um instrumento particular. Portanto, nenhuma experiência de desempenho anterior por parte dos alunos.

Objetivos

Através da participação neste workshop, os alunos (i) se familiarizarão com noções transculturais e trans-históricas de improvisação; (ii) aprimorar suas habilidades de audição e interação de desempenho; (iii) obter uma compreensão mais profunda da interação entre liberdade e restrições no processo criativo; (iv) explorar uma ampla gama de modelos de interação multimídia; e (v) obter experiência prática na construção de instrumentos de materiais cotidianos e transformar dispositivos eletrônicos de consumo em instrumentos musicais expressivos.

Workshop: Music Practice II (Teclados)

Uma aula de oficina para aspirantes a estudantes de todos os níveis, onde uma diversidade de repertórios de teclado é praticada, treinada, discutida e realizada. Os alunos serão instruídos a aprender a produzir som usando vários aspectos do desempenho nas chaves, juntamente com alguns fundamentos da música, habilidades de teclado, harmonia e contribuições técnicas e históricas selecionadas. Durante o curso, realizar-se-ão mesas-mesas ocasionais, envolvendo diálogos diretos entre estudantes e músicos internacionalmente proeminentes através de videoconferência. Os alunos serão introduzidos em novas técnicas, métodos de prática e arte de cada músico, e eles poderão aplicar a lição para sua própria prática. É esperada uma performance individual ou dupla para o júri de desempenho no final do semestre. O aluno também será instruído para manter um "diário de prática" escrito durante o curso, para refletir sobre a experiência de aprendizagem e sua relação com outros cursos ou tópicos estudados. A fim de fornecer orientação suficiente aos iniciantes, o tamanho da turma será limitado a 10 alunos.

Objetivos

No final deste curso, os alunos devem ser capazes de: (i) ter uma compreensão e apreciação mais profundas da arte da música de teclado, (ii) ler notação de música tradicional, símbolos de acorde (usado principalmente em Jazz / Pop) e barroco- estilo baixo, (iii) compreender a interpretação do tom e o estilo desejável para cada desempenho, (iv) envolver-se profundamente na expressão de suas idéias e sentimentos através da criação de música.

Workshop: Music Practice III (Conjunto de coro)

Ao estudar as obras da medieval para a moderna, bem como das tradições não clássicas em todo o mundo, o conjunto coral explorará o potencial expressivo da voz humana. Aberto aos alunos de todos os níveis vocais, os alunos estarão envolvidos em ensaios de coral semanais, onde também receberão treinamento vocal e orelha para melhorias futuras. Durante o semestre, as videoconferências ocasionais serão realizadas com diversos conjuntos de coro / vocal realizados, além de mestres da tradição vocal não-ocidental para que os alunos ampliem seus conhecimentos e práticas. Espera-se que o aluno mantenha um periódico compartilhado para refletir sobre a experiência de aprendizagem, aprender com os métodos de prática dos outros e se relacionar com outros membros do conjunto.

Objetivos

No final deste curso, os alunos devem poder (i) ter uma compreensão mais profunda para várias músicas de coro / vocal e história geral da música, (ii) ler notação de música básica, (iii) cantar com arremesso preciso, ritmo e apropriado articulações e (iv) cooperar com outros músicos em grandes configurações de conjunto.

Workshop: Music Practice IV (Japanese Koto)

Uma aula de oficina para aspirantes a estudantes de Koto, de todos os níveis, com base em atividades de workshop em sala de aula, atribuiu atividades individuais de aprendizado, prática e apresentações individuais e grupais. Esta oficina envolverá a aprendizagem ativa dos métodos de reprodução do Koto. Os alunos estarão envolvidos em atividades de escuta e aprenderão os conceitos básicos do sistema tradicional de notação japonesa para a música Koto. Passo a passo, os alunos começarão a aprender técnicas de jogo fundamentais, estudar peças musicais simples e progredirão em trabalhos mais complexos. O instrutor treinará e incentivará os alunos, mas também os desafiará a praticar em preparação para a próxima reunião do workshop. Os alunos lerão ensaios, ouvem e estudam gravações de áudio e vídeo de trabalhos representativos e artistas notáveis ​​de Koto. Os alunos serão obrigados a manter uma revista escrita, sobre sua prática e outras atividades de aprendizado no Workshop e as relações destes com outras classes que eles estão tomando. No final do semestre, os estudantes irão preparar um curto desempenho (individual e em vários grupos) para mostrar o nível de habilidade que desenvolveram na oficina. A fim de fornecer orientação suficiente aos iniciantes, o tamanho da turma será limitado a 10 alunos.

Objetivos

Após a conclusão deste curso, espera-se que os estudantes:

(i.) Ser capaz de reproduzir algumas peças curtas simples no Koto, para ilustrar vários métodos utilizados na produção de som no instrumento e para usar a terminologia japonesa apropriada que se aplica ao desempenho no Koto

(ii.) Explique e discuta várias das características que distinguem a música japonesa tradicional como tocada em Koto da música clássica ocidental;

(iii.) Ser capaz de identificar várias obras do repertório clássico para Koto; (iv.) Ser capaz de discutir várias obras tradicionais para Koto e o cenário histórico e significado cultural de cada uma.

Workshop: Music Practice V (Shakuhachi)

Uma aula de oficina para aspirantes a estudantes de Shakuhachi, de todos os níveis, com base em atividades de workshop em sala de aula, atribuiu atividades individuais de aprendizado, prática e apresentações individuais e grupais. Este workshop envolverá a aprendizagem ativa dos métodos de reprodução do Shakuhachi. Os alunos aprenderão sobre a importância da respiração adequada em relação a este instrumento e as características especiais desta música e instrumento. Os alunos estarão envolvidos em atividades de escuta e aprenderão os conceitos básicos do sistema tradicional de notação japonês para a música Shakuhachi. Passo a passo, os alunos começarão a aprender técnicas de jogo fundamentais, estudar peças musicais simples e progredirão em trabalhos mais complexos. O instrutor demonstrará tocar o instrumento e fornecer feedback para incentivar os alunos, mas também os desafiará a praticar em preparação para a próxima reunião do workshop. Os alunos lerão ensaios, ouvem e estudam gravações de áudio e vídeo de trabalhos representativos e artistas notáveis ​​de Shakuhachi. Os alunos serão obrigados a manter uma revista escrita, sobre sua prática e outras atividades de aprendizado no Workshop e as relações destes com outras classes que eles estão tomando. A fim de fornecer orientação suficiente aos iniciantes, o tamanho da turma será limitado a 10 alunos.

Objetivos

Após a conclusão deste curso, espera-se que os estudantes:

(i.) Ser capaz de reproduzir algumas peças curtas simples no Shakuhachi, para ilustrar vários métodos utilizados na produção de som no instrumento e usar a terminologia japonesa apropriada que se aplica ao desempenho no Shakuhachi;
(ii.) Explique e discuta várias das características que distinguem a música tradicional japonesa como tocada em Shakuhachi da música clássica ocidental;
(iii.) Ser capaz de identificar várias obras do repertório clássico para Shakuhachi;
(iv.) Ser capaz de discutir várias obras tradicionais para Shakuhachi e o cenário histórico e significado cultural de cada uma.

No final do semestre, os alunos vão preparar um curto desempenho (individual e em vários grupos) para mostrar o nível de habilidade que desenvolveram na oficina.

Oficina: Música e Criatividade I

Este curso é um workshop interativo projetado para aumentar o potencial criativo dos alunos e dar aos alunos a experiência de produzir um trabalho musical original e de alta qualidade para o cinema. Isso é realizado através da análise em classe de obras-primas musicais em múltiplos gêneros e exercícios que exigem que os alunos compram letras e melodias para lição de casa. Em equipe, os alunos colaborarão na criação de música para um meio visual (cena de filme ou video). Através da análise de cenas dos grandes filmes, os alunos aprenderão o papel que a música desempenha dentro de uma cena de filme. O curso culminou com a apresentação de um projeto final, no qual os alunos gravam a música original em que estão trabalhando desde o início do curso.

Objetivos

Dar aos alunos a oportunidade de desbloquear seu poder de criatividade e habilidade musical; Construir a confiança dos alunos em seu próprio potencial criativo; Dar aos alunos a experiência de trabalhar em conjunto em um esforço colaborativo para criar uma obra musical multifacetada / multi-gênero, ao mesmo tempo que introduz vários aspectos da produção musical, como produzir, compor

Oficina: Música e Criatividade II

Uma oficina interativa que se baseia em tópicos estudados no Workshop: Música e Criatividade 1, oferecendo mais exercícios de criatividade e estudos mais aprofundados em composição e produção de música. Ao contrário da Música e da Criatividade 1, os alunos terão a opção de compor e executar sua composição original do projeto final por conta própria (solo), ou em colaboração com outros alunos na oficina. Por causa desta flexibilidade, cada aluno terá a opção de escolher a cena do filme para uso na produção de seu projeto final de música original. Cada aluno trabalhará para a conclusão deste projeto desde o início do curso. Além de gravar profissionalmente as composições originais do projeto final dos alunos, a Music and Creativity 2 culmina com uma apresentação pública das composições do projeto final original dos alunos, em um concerto universitário.

Objetivos

Dar aos alunos mais controle na produção de seu projeto final, composições musicais originais; Para aumentar a confiança dos alunos em suas habilidades criativas; Dar aos alunos a satisfação de criar um trabalho musical de classe mundial; Para expor ainda mais os estudantes às experiências profissionais de produção de música.

Workshop: composição musical para instrumentos japoneses ocidentais e tradicionais

Um workshop para aspirantes a estudantes de música de todos os níveis, com base em atividades na classe, atribuiu atividades individuais de aprendizado, prática e apresentações individuais e grupais. Este workshop envolverá a aprendizagem ativa de como os compositores escrevem ou organizam sua própria música. Os alunos estarão envolvidos em atividades de escuta e explorarão sistemas de notação gráfica padrão ocidentais, tradicionais japoneses e experimentais. Passo a passo, os alunos começarão a trabalhar em peças musicais simples, que podem ser cantadas ou tocadas em um instrumento e irão avançando para tipos mais complexos. Os alunos tentarão resolver vários problemas musicais para melhorar sua compreensão da composição musical e, em seguida, analisarão suas próprias composições e, juntas, a aula tentará realizar e estudar as novas composições de cada uma. Os alunos investigarão os relacionamentos vitais relacionando a composição musical com dança e teatro. O instrutor treinará e incentivará os alunos, mas também os desafiará a completar atividades de composição de tarefas domésticas e exercícios em preparação para as próximas reuniões da oficina. Os alunos vão ler ensaios, ouvir gravações e revisar partituras dos trabalhos selecionados estudados na turma. Os alunos manterão um diário, escrevendo sobre suas atividades de aprendizado em curso no Workshop e sua relação com outras classes que eles estão tomando.

Objetivos

(1) Em cada nível, os alunos apresentarão e discutirão regularmente com os membros da oficina, suas próprias composições e as de outros participantes da oficina; (2) Após a conclusão deste curso, espera-se que os alunos: (i) Compreenda algumas abordagens básicas usadas na composição de música no contexto ocidental e no contexto da música tradicional japonesa; (ii) Ser capaz de compor várias obras musicais curtas; (iii) Ser capaz de discutir suas próprias composições musicais e as de outros; (iv) No final do semestre, os alunos preparam um programa curto para apresentar suas novas obras, compostas durante o semestre da oficina; e (v) Espera-se que o aluno seja capaz de discutir de forma coerente as idéias e os métodos por trás das próprias composições (e colegas) e as performances delas.

Workshop: dança interpretativa

Este curso é uma introdução à dança interpretativa para estudantes de todos os níveis. Os alunos aprenderão uma variedade de movimentos de dança frequentemente utilizados na dança interpretativa e começarão a explorar outros. Os alunos moldarão seus corpos de uma maneira que possibilite uma comunicação mais profunda. Espera-se que eles leiam ensaios de fundo e estudem materiais de vídeo sobre importantes realizações passadas em dança interpretativa, como o trabalho de Merce Cunningham e sua Companhia de Dança, bem como outros materiais sobre formas de dança nativa de vários povos indígenas, a fim de aprofundar sua própria compreensão da dança interpretativa. De importância central será envolver-se em um processo de auto-descoberta procurando por possibilidades de comunicação com os outros de forma improvisada e, assim, encontrando fontes de criatividade interna. Espera-se que todos os alunos mantenham uma revista escrita durante o semestre em que é mantido um registro de experiências de aprendizagem nas oficinas e ensaios, mais reflexões sobre a relação dessas experiências de aprendizagem com outros cursos que ele está tomando. No final do semestre, os alunos vão preparar um curto desempenho (individual e em vários grupos) para mostrar o nível de habilidade que desenvolveram na oficina.

Objetivos

Os alunos que tenham completado com sucesso este curso devem ser capazes de: 1) explicar como ele / ela usa a autocompreensão e as habilidades adquiridas nesta oficina para pregar e apresentar sua / suas partes de apresentações de dança interpretativa de grupo e dança solo, 2) demonstrar vários movimentos de dança que ele / ela aprendeu ou descobriu durante as sessões da oficina, 3) para discutir de forma coerente e inteligente o trabalho de várias dançarinas e empresas de dança bem conhecidas que foram estudadas no curso e 4) para avançou nas suas habilidades em dança interpretativa durante o curso de oficinas.

Instrutores:

Alexander Sigman

Instrutores Adjuntos:

  • Aya Nishina
Essa escola oferece programas em:
  • Inglês


Última atualização January 17, 2018
Duração e Preço
Este curso é No câmpus
Start Date
Data inicial
Abr. 2019
Duration
Duração
Período integral
Locations
Japão - Kōfu, Yamanashi
Data inicial : Abr. 2019
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Dates
Abr. 2019
Japão - Kōfu, Yamanashi
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