Graduação em Engenharia Civil

Geral

Descrição do programa

Quais são os resultados deste programa de estudos?

Preservar o Morro das Gediminas, implantar os mais estranhos projetos de arquitetura, construir uma ponte sobre o rio mais largo e mais rápido são apenas alguns exemplos dos sonhos de quem quer mudar o mundo. Se você sonha em mudar o mundo, pode fazê-lo assim, pois qualquer novo edifício já muda a face do mundo.

As pessoas sempre sonharam com suas próprias acomodações: os povos antigos encontraram abrigo em cavernas, seus descendentes construíram casas com galhos e pontes sobre rios.

O avanço das tecnologias mudou a compreensão das obras de construção, e a convicção de que uma casa precisa apenas de paredes e de um telhado tornou-se obsoleta. Hoje, a engenharia civil é uma profissão de prestígio que reúne especialistas de várias áreas, conhecedores dos métodos de construção de um edifício sólido, alto e complexo, capazes de projetar pontes, túneis e estradas, abastecimento de água e sistemas de limpeza.

Os engenheiros civis são capazes de construir uma parede sólida de forma independente, pois sabem o que é necessário para a longevidade da parede. Um bom especialista examina cada centímetrô de qualquer edifício e é capaz de explicar a função de qualquer elemento estrutural.

Engenheiros civis modernos implementam os projetos mais loucos - constroem arranha-céus de quase um quilômetrô ou estruturas subterrâneas de doze andares, realizam obras de construção em mar aberto em ilhas artificiais, planejam e constroem pontes. Edifícios impressionantes também demonstram o poder econômico do país.

Se um arquiteto se preocupa com o exterior de um edifício, um engenheiro civil dá grande atenção à sua confiabilidade. O conhecimento de um engenheiro civil permite-lhes construir um design exclusivo e edifícios de formas mais elaboradas. Nenhuma estrutura pode ser construída na ausência do engenheiro civil.

Este programa de estudo fornece conhecimento de design de edifícios e estruturas, aplicando os princípios de cálculo e construção recentes e tecnologias de construção modernas. Além disso, no curso de estudos, os alunos aprendem a realizar pesquisas de engenharia de solos, organizar e gerenciar o processo de projeto de construção e estrutura, avaliar e selecionar soluções técnicas confiáveis e economizar recursos de energia pela exploração racional dos materiais de construção avançados.

Um engenheiro civil moderno é um matemático, físico, químico e especialista em TI em uma pessoa. O software de computador mais elaborado está sendo desenvolvido e os computadores mais poderosos são usados no processo de projeto de construção. Assim, os modelos espaciais de computador de edifícios e estruturas são criados por um engenheiro muito antes do início das obras.

Os estudos de especialização em Projeto de Edifícios e Estruturas visam a formação de especialistas com conhecimentos em mecânica da construção, projeto e construção de edifícios e estruturas, sua produção e tecnologias de equipamentos.

O que você vai aprender?

Algumas habilidades e conhecimentos essenciais que o programa de estudos de Engenharia Civil ajuda os alunos a desenvolver e adquirir incluem:

  • A capacidade de projetar edifícios e estruturas, aplicando os mais novos princípios de cálculo e construção, as mais novas tecnologias de construção;
  • Capacidade de realizar pesquisas e avaliações de engenharia;
  • A capacidade de selecionar estratégias e soluções técnicas confiáveis;
  • A capacidade de projetar, organizar e gerenciar processos de obras de construção, para utilizar razoavelmente materiais de construção e recursos energéticos, minimizar custos, para realizar a avaliação qualitativa da construção;
  • A capacidade de avaliar materiais, dados de pesquisa de estruturas, selecionar o método de cálculo apropriado, preparar o projeto da parte estrutural da construção e supervisionar sua implementação, aplicar o mais novo software de design de estruturas de construção em computador;
  • A capacidade de gerenciar processos de projeto de construção, aplicando princípios de modelagem de informações de construção (BIM);
  • A capacidade de investigar edifícios e suas condições estruturais, garantir proteção contra incêndio, segurança civil e do trabalho, novos materiais de construção e exploração de estrutura;
  • Capacidade de analisar pesquisas geotécnicas, projetos geotécnicos e tarefas de construção, aplicando soluções técnicas e tecnológicas, para organizar e gerenciar processos de gestão de projetos e obras.

Road workers at night

Onde os alunos podem fazer um estágio?

Num programa de estudos de engenharia civil, é obrigatório fazer um estágio na indústria. Durante o período de estágio, os alunos trabalham em empresas de design ou construção na Lituânia e no estrangeiro.

Onde é possível estudar no exterior?

Os alunos que desejam estudar em universidades estrangeiras têm a oportunidade de estudar no exterior por um semestre nos seguintes países: Finlândia, Suécia, Alemanha, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Coréia do Sul, Taiwan, EUA, etc.

Quais são as oportunidades de carreira após a formatura?

Os licenciados em engenharia civil adquirem todas as competências necessárias para o trabalho prático e estão aptos para a actividade profissional autónoma. Eles podem iniciar atividades práticas em empresas de construção e design, agências especializadas, departamentos de ministérios, cidade e municípios regionais ou podem continuar seus estudos de mestrado.

Última atualização Out. 2020

Bolsa de estudos Keystone

Confira as opções que nossa bolsa de estudos pode oferecer a você

Sobre a escola

Vilnius Gediminas Technical University (VGTU) is a leading higher education institution situated in Vilnius the capital of Lithuania. Established in 1956 VGTU is one of the biggest research universiti ... Ler Mais

Vilnius Gediminas Technical University (VGTU) is a leading higher education institution situated in Vilnius the capital of Lithuania. Established in 1956 VGTU is one of the biggest research universities in the country with a focus on technologies and engineering and a strong emphasis on university-business cooperation. Ler Menos