Graduação em Mecatrônica e Robótica

Geral

Descrição do programa

Qual é o objetivo deste programa de estudos?

Uma impressora, smartphone, termostato de temperatura do ar, geladeira com mecanismo de gerenciamento digital, máquina de lavar inteligente, aparador de grama robô ou aspirador de pó - todos esses são produtos mecatrônicos e de engenheiros robóticos que encontramos diariamente. Esses gadgets e dispositivos facilitam as tarefas domésticas e são usados como parte integrante dos mais avançados sistemas tecnológicos, equipamentos médicos, manufatura de guerra, produção.

São os especialistas em mecatrônica e robótica que deram o maior contributo para a quarta revolução da manufatura, cujo resultado é a diminuição da demanda por força de trabalho humana. Os humanos estão sendo substituídos por máquinas e robôs, que tomam decisões independentes e são capazes de organizar o trabalho, enquanto os humanos desempenham apenas uma função de supervisão.

A mecatrônica e a robótica são a ciência que unifica todas as grandes direções da engenharia: mecânica, eletrônica, eletrotécnica, automática, informática.

O objetivo deste programa de estudos é preparar especialistas versáteis, capazes de fazer exploração tecnológica, organizacional, de construção e mecatrônica, bem como de sistemas robóticos, engenharia de supervisão de produção digital e trabalho de assessoria especializada. No decorrer dos estudos, os alunos adquirem conhecimentos de TI e programação.

Um aspirador de pó pode ser apenas uma máquina mecânica, mas também pode ser um robô operado eletronicamente. Aspira um ambiente independente do ser humano e evita obstáculos com a ajuda de impulsos elétricos, escolhendo assim as trajetórias necessárias. O intelecto artificial que opera o robô é desenvolvido por especialistas em mecatrônica e robótica. Esses sistemas mecatrônicos mecatrônicos facilitam muito a vida humana.

O que os alunos aprenderão?

Algumas habilidades e conhecimentos importantes que o programa de estudo de Mecatrônica e Robótica ajudam os alunos a desenvolver e adquirir incluem:

  • Conhecimento de mecânica aplicada, eletrônica e mecanismos, bem como teorias de sistemas de operação de robôs;
  • Conhecimento de métodos de projeto de sistemas mecatrônicos e robóticos;
  • A capacidade de identificar e analisar problemas técnicos (de fabricação) e resolvê-los;
  • Capacidade de formular e resolver tarefas de mecatrônica e robótica;
  • A capacidade de projetar e pesquisar sistemas mecatrônicos e robóticos;
  • A capacidade de criar tecnologias de fabricação de equipamentos mecatrônicos e robóticos;
  • A capacidade de implementar manufatura digital;
  • A capacidade de operar equipamentos técnicos complexos.

Legobots

Onde os alunos podem praticar?

As práticas profissionais são realizadas em empresas com as mais recentes tecnologias e meios de produção. Os alunos adquirem habilidades práticas trabalhando com os equipamentos, tecnologia, aprendem sobre gestão de empresas.

Onde é possível estudar no exterior?

Com o Erasmus, os estudos do programa de intercâmbio acadêmico estão disponíveis de um semestre a um ano no exterior. A geografia da parceria é muito ampla.

E quanto às oportunidades de carreira após os estudos de BSc?

Depois de se formar, você poderá ser um especialista capaz de:

  • Trabalho em empresas da Associação de Produção de Engenharia da Lituânia que produzem e distribuem dispositivos mecatrônicos e robóticos;
  • Atuação na área de automatização, processamento automatizado de superfícies, robôs de instalação, implantação e manutenção de linhas robóticas, diagnóstico e formação de produtos espaciais;
  • Trabalho em empresas farmacêuticas, alimentícias, indústria leve e outras empresas;
  • Buscar o segundo ciclo (mestrado) no programa de estudos conjuntos Mecatrônica ou Sistemas Mecatrônicos. O programa é implementado em associação com a Universidade de Tecnologia Alemã Braunschweig e em colaboração com as seguintes empresas: "Arginta", "Traidenis", "Precizika Metrology", "Loro", "Vilniaus baldai", "Intersurgical", etc.
Última atualização Out. 2020

Bolsa de estudos Keystone

Confira as opções que nossa bolsa de estudos pode oferecer a você

Sobre a escola

Vilnius Gediminas Technical University (VGTU) is a leading higher education institution situated in Vilnius the capital of Lithuania. Established in 1956 VGTU is one of the biggest research universiti ... Ler Mais

Vilnius Gediminas Technical University (VGTU) is a leading higher education institution situated in Vilnius the capital of Lithuania. Established in 1956 VGTU is one of the biggest research universities in the country with a focus on technologies and engineering and a strong emphasis on university-business cooperation. Ler Menos