Engenharia Mecânica

Geral

Descrição do programa

Engenharia Mecânica

Descrição

É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve e projeta máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também supervisiona sua produção. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.

Mercado

O curso de Engenharia Mecânica da UMC existe há 40 anos, sendo um dos pioneiros do Estado. Utilização de laboratórios com os softwares mais empregados atualmente pelas empresas. Parcerias com diversas empresas como: Parker, Autodesk, NSK, SKA, Mitutoyo, Toshiba, IWS, IBM, Behr, possibilitando o desenvolvimento de diversos projetos apoiados por elas.

Um grande diferencial é que é orientado por projetos, em que o aluno vai desenvolvendo ao longo do curso suas habilidades e competências em projetos inovadores da área mecânica.

Esse mercado está bastante aquecido, principalmente nas montadoras de automóveis, fábricas de autopeças e de alumínio, assim como nas indústrias dos setores petroquímico, metalmecânico e de produção naval. Nesses casos, o profissional é empregado para trabalhos em projetos de linhas de produção, máquinas e equipamentos e em processos de manufatura. O boom do setor imobiliário, que tende a crescer entre 20 e 30%, eleva a procura por especialistas em maquinário pesado, usado na construção de prédios e em obras em geral, e por equipamentos de refrigeração e energia, como geradores e turbinas hidráulicas.

Diferenciais

O curso de Engenharia Mecânica da UMC existe há 40 anos, sendo um dos pioneiros do Estado. Utilização de laboratórios com os softwares mais empregados atualmente pelas empresas.

Parcerias com diversas empresas como: Parker, Autodesk, NSK, SKA, Mitutoyo, Toshiba, IWS, IBM, Behr, possibilitando o desenvolvimento de diversos projetos apoiados por elas.

Um grande diferencial é que é orientado por projetos, em que o aluno vai desenvolvendo ao longo do curso suas habilidades e competências em projetos inovadores da área mecânica.

Última atualização Ago. 2017

Sobre a escola

Corria o ano de 1962 quando o professor Manoel Bezerra de Melo criou, na cidade de Mogi das Cruzes, uma escola de ensino fundamental, que na época ainda se chamava "ginásio". Começava ali a Organizaçã ... Ler Mais

Corria o ano de 1962 quando o professor Manoel Bezerra de Melo criou, na cidade de Mogi das Cruzes, uma escola de ensino fundamental, que na época ainda se chamava "ginásio". Começava ali a Organização Mogiana de Educação e Cultura - OMEC. Em 1964, foram instaladas as primeiras faculdades do complexo educacional que, a partir de 1973, passou a ser a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Tradição e pioneirismo marcam os cinquenta anos de história da Instituição. Ao longo deste período, a UMC vem preparando seus alunos, que hoje somam mais de 20 mil nos campi de Mogi das Cruzes e Villa-Lobos/Lapa, para as exigências do mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. Atualmente a Universidade de Mogi das Cruzes conta com dezenas de cursos cujos conteúdos e métodos de ensino-aprendizagem são continuamente atualizados e aprimorados. O corpo docente da UMC é formado por 60% de mestres e doutores, muitos dos quais desenvolvem importantes projetos científicos. Os alunos também podem participar de projetos de pesquisa, recebendo bolsas de iniciação científica. Ler Menos