Graduação em Design de Produto

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo

Descrição do Programa

Graduação em Design de Produto

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo

THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE

Projete e desenvolva novos produtos, serviços e ambientes, com padrões internacionais, e experimente desafios capazes de gerar negócios e mudar o mundo.

  • Data de início: agosto
  • Duração 3 anos (6 semestres)
  • Idioma Português
  • Curso reconhecido pelo MEC.

A graduação em Design de Produto do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo prepara o aluno para compreender e implementar o pensamento do design e a visão sistêmica de projeto com ética e responsabilidade social, atendendo aos parâmetros internacionais de qualidade e sustentabilidade.

Reconhecido e bem avaliado pelo MEC, o curso em Design de Produto do IED São Paulo é inovador. O lema da faculdade é “saber e saber fazer” e o foco das atividades dentro e fora das salas de aula é na inovação criativa.

Em contato com renomados professores e profissionais do mercado, muitos deles premiados, o aluno irá compreender todo o ciclo de vida de produtos e serviços, sendo desafiado constantemente a desenvolver projetos viáveis.

DIFERENCIAIS DO CURSO

Os alunos da graduação em Design de Produto do IED São Paulo estão conquistando os principais prêmios da área, como o Desafio Odebrecht Braskem e o concurso Deca. Também estão se destacando no mercado em cobiçadas posições nas grandes empresas e nos escritórios de design mais importantes, como também empreendendo com novos estúdios e coletivos de design.

Esses resultados são fruto da formação sólida e da orientação direta em seus projetos de alguns dos mais renomados professores e profissionais da área.

No momento de criação de um projeto, o designer deve ser capaz de compreender e interpretar as exigências e as expectativas de cada cliente e, sobretudo, dos usuários, lançando mão de pesquisa e de investigação de campo e formulando propostas criativas e inovadoras.

A graduação em Design de Produto tem ênfase nas tecnologias contemporâneas e na busca por diferenciação em bens de consumo, dispositivos industriais, soluções e serviços, de forma a ampliar o campo de atuação do aluno egresso, oferendo conteúdos tais como design estratégico (incluindo Design Thinking e outras abordagens), representação gráfica, ergonomia, interfaces, modelagem digital, dranding, Projeto de Produto, Design do Objeto Sustentável, dentre outros.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO DESIGNER DE PRODUTO

Das necessidades da Indústria e do setor de serviços às oportunidades da Economia Criativa, passando pelos desafios das grandes cidades, o Designer de Produto formado pelo IED São Paulo estará preparado para liderar.

O designer de produto (também chamado de designer industrial) é um profissional multidisciplinar com compreensão de diversas áreas do conhecimento e distintas realidades.

Esse percurso formativo potencializa a atuação do designer, possibilitando a inovação e procurando atender as exigências da sociedade contemporânea.

Há uma crescente demanda por profissionais desenvolvedores de processos de design, de interfaces e de serviços, integrando o universo de processos industriais tradicionais aos novos processos produtivos de modelagem 3D, de olho nas oportunidades da nova economia criativa.

Apostar na carreira em Design de Produto é a certeza de estar ingressando para uma das áreas do mercado que mais cresce e que é apontada como uma das profissões mais promissoras do futuro.

ÁREAS DE ESTUDO

Cultural: história da arte, história do design e da arquitetura, relação homem-objeto, ecologia, semiótica.

Técnica e tecnológica: linguagem visual, desenho, computação gráfica, imagem digital, representação gráfica, tecnologia de materiais, processo de fabricação, maquetes, administração de empresas, gerenciamento de produção, marketing.

Projetual: laboratório integrado de design, projeto do produto.

Coordenação:

Andrea Bandoni

Andrea Bandoni é mestre em Design Conceitual pela Design Academy Eindhoven, da Holanda, e arquiteta formada na FAU-USP. Coordena o curso de Design de Produto do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo.

Teve trabalhos expostos e adquiridos por galerias e museus no Brasil, Holanda, França, Itália, Suíça, Reino Unido e China. Além de prêmios conquistados no Brasil, em 2012 recebeu do British Council o prêmio “Young Creative Entrepreneur” na Categoria Design. Suas obras já foram publicadas em importantes livros e revistas estrangeiros.

Andrea atua em seu próprio estúdio em São Paulo e colabora com empresas, estúdios e associações de design. Seus principais projetos são focados em sustentabilidade, inovação e na cultura brasileira.

Christian Ullmann

Christian Ullmann é designer, formado em Desenho Industrial pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina. Reside no Brasil desde 1996, onde se especializou no desenvolvimento de produtos a partir de recursos naturais renováveis, resíduos pré e pós-consumo e produção semi-industrial.

Há mais de 20 anos é consultor em design, inovação e gestão para todas as etapas do desenvolvimento de novos produtos, tendo atuado junto a empresas e instituições privadas e públicas no Brasil e na América Latina. Conquistou prêmios importantes na Itália, Espanha, Brasil e Argentina pela criação de objetos e de móveis residenciais e de escritório.

Em 2001, criou o escritório iT Projetos, voltado ao desenvolvimento de produtos e serviços pautados pela responsabilidade socioambiental. Desde então, busca utilizar o design como ferramenta para melhorar as interfaces entre cultura, tradição, economia, tecnologia e geração de renda..

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O projeto pedagógico da Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design requer momentos onde a realidade profissional seja vivenciada.

A faculdade tem um setor institucionalizado que é a Supervisão de Estágios. Com isso, o aluno realiza estágios supervisionados onde as habilidades de criação e as competências de planejamento, execução e avaliação proporcionam um verdadeiro intercâmbio entre a realidade e a sala de aula.

A atividade de orientação está a cargo do supervisor de estágios de forma que o aluno desenvolva uma visão global da área que pretende atuar, além do desenvolvimento de competências voltadas ao comportamento no ambiente de trabalho e desempenho profissional.

  • A partir do 4º semestre, o aluno realiza estágio supervisionado.

  • Libras e Design Universal – disciplinas optativas

Curso Superior reconhecido pela portaria ministerial- MEC-Nº515 de 15 de outubro de 2013.

Essa escola oferece programas em:
  • Portuguese (Brazil)


Última atualização July 12, 2016
Duração e Preço
Este curso é No câmpus
Start Date
Data inicial
Fev. 2017
Duration
Duração
3 anos
Período integral
Data inicial Fev. 2017
Local
Brasil São Paulo
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Duração 3 anos
Preço Solicitar Informações