
Comunicação social - jornalismo
Rio de Janeiro, Brasil
DURAÇÃO
3480 Hours
LÍNGUAS
Português
RITMO
Meio Período
PRAZO DE MATRÍCULA
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
TAXAS DO PROGRAMA
Solicitar valores
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* Mensalidade: R$ 2.430,00
bolsas de estudo
Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos
Introdução
O curso
Em um mundo transformado pelas tecnologias da comunicação, as consequências da transmissão de informação impactam quase todos os aspectos de nossas vidas. O curso de Comunicação Social - Jornalismo do Ibmec do Rio de Janeiro prepara o profissional para atuar no que o mercado é hoje e no que está se transformando. Por isso, é a única graduação em Jornalismo no Rio de Janeiro a ser avaliada com nota máxima pelo MEC. O curso oferece ampla variedade de disciplinas eletivas para que o aluno possa direcionar sua formação com autonomia e sólida base teórica e prática, seja para atuação em veículos de comunicação, comunicação corporativa, mídias sociais ou empreendedorismo. Uma formação voltada para compreender o valor da comunicação em uma sociedade democrática e globalizada. Desde os processos de produção, distribuição e financiamento de notícias até seu papel no funcionamento do mercado.
O forte DNA de negócios do Ibmec oferece a proximidade com outras áreas de conhecimento que podem complementar a formação da carreira do jornalista. O aluno também pode atuar desde o primeiro semestre em empresas juniores, como a Agência 217, formada por estudantes da área de Comunicação e Marketing com a finalidade de solucionar de forma inovadora os problemas de seus clientes, e a CODE- Content on Demand, onde os estudantes de jornalismo realizam cobertura dos eventos do Ibmec e outros eventos externos, como a FLIP 2013.
O Ibmec acredita na excelência voltada para a prática oferecendo conjunto de atividades suplementares que aprofundam o desenvolvimento das habilidades de mercado e espírito de colaboração e integração. No Centro de Empreendedorismo e Internacionalização - CEI, os alunos podem atuar em empresas desde o primeiro semestre e aproveitar a abrangência internacional através de convênios em mais de 54 instituições em todo o mundo.
Mercado de trabalho
VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO Produção e edição de notícias e artigos em veículos de mídia impressa, rádio, televisão e online. Participação da cobertura de eventos. Edição de conteúdo e coordenação equipes de jornalistas.
COMUNICAÇÃO CORPORATIVA Assessoria de comunicação, atendimento à imprensa, elaboração de releases e comunicados corporativos, elaboração e execução de planejamento de comunicação interna e institucional.
NOVAS MÍDIAS Construção de sites e portais de conteúdo, relacionamento por redes sociais, produção e execução de programas para transmissão online como vídeos e podcasts.
MARKETING Gerenciamento de marcas e produtos, atendimento ao consumidor, desenvolvimento de políticas de relações públicas e das diretrizes de comunicação empresarial com o mercado.
UNIVERSIDADES Professor e pesquisador em faculdades e institutos de ensino e pesquisa.