Bacharel em Design de Produto
IED – Istituto Europeo di Design Barcelona
Informação chave
Localização do campus
Barcelona, Espanha
Idiomas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
4 anos
Ritmo
Período integral
Propinas
EUR 14.600 *
Prazo para inscrição
Solicitar Informações
Data de início mais cedo
01 Sep 2024
* Taxa total de estudantes da UE: € 13,900 - Taxa total de estudantes da UE extra: € 14,400. Entre em contato conosco para facilidades de pagamento e condições especiais
Introdução
A especialização em Design de Produto - equivalente a um diploma universitário (240 ECTS) - fornece aos futuros profissionais o conhecimento e as habilidades de que precisam para projetar produtos, levando em consideração o usuário e o ambiente, ergonomia, valor social, tecnologia e materiais necessários para criar um "bom design" . O curso abrange vários campos, como iluminação, eletrônicos de consumo, wearables, embalagens, acessórios pessoais, utensílios, móveis, eletrodomésticos, alimentos, design de serviços e muito mais.
Também explora novas realidades financeiras e produtivas, como consumo colaborativo, financiamento coletivo, produção digital, prototipagem rápida e impressão 3D.
A Graduação em Design, especializada em Design de Produto, tem como objetivo fornecer soluções inovadoras e eficientes, comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Estudar no IED Design oferece aos alunos a chance de trabalhar com empresas e instituições de design do setor, além de centros de inovação. Todos os professores são profissionais, e as oficinas da escola são novas e equipadas com as melhores ferramentas e materiais para o desenvolvimento de projetos.
Foto por: Paula Chacártegui
Objetivos
As características físicas e funcionais são ensinadas a obter um produto para ser fabricado industrialmente e ter o desempenho pretendido com a mais alta eficiência e qualidade. Além disso, aquisição de habilidades para avaliar e resolver problemas, necessidades e requisitos que afetam a formalização de um produto, determinando sua qualidade industrial e adequada integração ao mercado.
Por fim, a compreensão de que o design não é apenas recomendável para as empresas melhorarem sua eficiência e lucratividade : ele também tem uma função social, devido às condições de intervenção, qualidade do ambiente e vida das pessoas.
O primeiro ano do curso se concentra na aquisição dos conceitos básicos de design de produto e sua cultura e metodologia. Os alunos são desafiados a analisar e entender seu ambiente, criar e se comunicar.
O segundo ano se concentra no desenvolvimento da criatividade individual e os alunos começam a aprender as ferramentas desta especialidade, como fabricação de moldes, sistemas de produção mecânica e digital, esboços, narrativas, rinocerontes, CAD e comunicação através do Illustrator, Photoshop e comunicação oral.
No terceiro ano, passam a dedicar-se às empresas e a desenvolver projetos técnicos mais complexos, envolvendo protótipos e custos reais. Os alunos de design de produto, design de interiores e design de transporte trabalham juntos em equipes interdepartamentais. Eles também estudam novos materiais, como materiais sustentáveis e inteligentes, nanomateriais etc.
No quarto ano, eles têm estágios obrigatórios em uma empresa e selecionam suas orientações profissionais individuais. É dada grande importância ao gerenciamento criativo, usando o gerenciamento de projetos e repensando e modificando o que está sendo feito para que os usuários e o mercado realmente precisem. Por fim, eles empreendem um projeto final de curso com empresas reais, no qual constroem protótipos e depois, se bem-sucedidos, os veem produzidos e lançados no mercado.
Metodologia
O Design de Produto oferece um caminho formativo que ensina os alunos a compreender e antecipar as demandas do mercado, negociando com as intenções de negócios e traduzindo-as em um projeto adequadamente definido que pode ser fabricado. Enfatiza a importância do conceito, a fim de prever tendências e estilos de consumo, com base no entendimento das demandas do mercado e das necessidades sociais.
O curso também fornece aos alunos conhecimento de materiais e tecnologia de produção para que eles possam dar vida a seus projetos. Além de uma compreensão teórica do projeto, os alunos se concentram na análise de tecnologias, funções, ergonomia e usabilidade.
Oportunidades de emprego
Designers independentes, departamentos de design, marketing, cores e acabamentos ou inovação para empresas e estúdios de design, engenharia e arquitetura, empresas que trabalham com inovação e estratégia, departamentos criativos e artísticos em agências de publicidade, departamentos de pesquisa em empresas e instituições.
Alunos de Design Ex-IED trabalham para:
Bertone, Frecan, Capar, Projeckta, Zicla, Lamborghini, Hyundai, Grupo Pangea, Assento, Laboratório De Diversão, Orbitel, Cazaly Sylvain, Home Design, Marcas MTL, BMW, McLaren, BM Lightning Design, Design Dies, Ubica, Estudi Interiorisme Salietti Pia Capdevila, VMoto Europa, Logística de Escudos, Gama Ubica, Tarrago Cortés Interioristas, Ibisland Invest, Interiodista Decoración Digital, etc.
Empresas
O curso promove uma cultura de projeto com as empresas para preencher a lacuna entre a educação e o mundo do trabalho. Os alunos não apenas aprendem a metodologia e as ferramentas das várias disciplinas, mas também aprendem a trabalhar e construir relacionamentos através de briefings com clientes da vida real.
O departamento colaborou com as seguintes empresas: Ferrari, Iniciativa BMW, Seat, Médicos sem Fronteiras, Mercedes Benz, Casa Decor, Volvo, Gira, Unopiù, Frecan, Primavera Sound, Orbea, Panasonic, Derbi, Renault, Zicla, Roca, Primavera Sound, Orbea Decoexpo, Alstom, Hyundai, Toyota, Panatta Sport, Illy, Capmar, Piquadro, Entidade Metropolitana del Transport, Japan Tobacco International, AHEC, Elite Gourmet, Vmoto, Omega Z, I ED Lab, Idearideas, Architecture for Humanity, Consorzio Tecnologie Meccaniche Centro Italia, Volta Motorbikes, Casa Gracia BCN e Los Cármenes.
Coordenador
Sebastián Alberdi
Ex-aluno do IED Barcelona, venceu o concurso Antonio Miró em 2004, ganhou o segundo prêmio no concurso Bombay Sapphire Spain e vencedor do concurso "La Incubadora" pelo FAD em 2006.
Atualmente, ele combina sua atividade como professor no curso de graduação em design de produtos com vários projetos realizados pela Outofstock, um estúdio com assentos em Barcelona e Cingapura e do qual é membro fundador. A concordância entre forma e função, inovação, surpresa e elegância são as características de seus produtos, que também estão presentes nas principais feiras internacionais. Ligne Roset, Foundry, Metalarte ou Bolia são alguns de seus clientes.
Um de seus mais recentes projetos foi exibido na exposição O Peso do Azul em Qualquer Tóquio, uma exposição onde vários projetos foram desenvolvidos pela técnica de sopro de vidro. Outros projetos notáveis são By the edge, Landscape daybed, o Bridge shelves.
Galeria
Alunos ideais
Este curso é para quem deseja expressar ao máximo seu talento criativo, explorando o mundo do design de produto, adquirindo conhecimentos aprofundados sobre como funciona o design de produto e como ele pode ajudar a melhorar a forma como vivemos no mundo moderno.
Em particular, este curso destina-se a pessoas que pretendem ser proactivas na procura de soluções para os problemas ambientais, tecnológicos, estéticos e culturais do nosso mundo moderno, aproveitando ao máximo esta oportunidade de trabalhar num sector profissional que hoje está mais focado do que nunca em atender aos requisitos sustentáveis dos usuários do produto.
Você aprenderá a compreender a realidade cada vez mais global e hiperconectada do nosso mundo e a evoluir para se tornar um ator-chave no esforço coletivo para alcançar o bem-estar universal, criando produtos que combinam os valores de inclusão, sustentabilidade, funcionalidade, inovação e beleza.
Por último, mas não menos importante, o ambiente multidisciplinar da comunidade IED ajuda você a transmitir suas ideias para um novo produto da melhor maneira possível, em apresentações visuais, verbais e escritas.
Bolsas de estudo e financiamento
A Rede IED oferece 182 bolsas para seus cursos de graduação realizados na Itália e na Espanha.
O IED Italia e a Accademia di Belle Arti Aldo Galli oferecem 152 bolsas para cursos realizados em Milão, Cagliari, Florença, Roma, Turim e na Accademia di Belle Arti Aldo Galli em Como. Prazo para inscrição em 5 de maio de 2022.
O IED Espanha oferece 30 bolsas para cursos ministrados em Madrid, Barcelona e Bilbao.
Prazo para inscrição 5 de abril de 2022
Boa sorte.
Currículo
Metodologia
O Design de Produto oferece um caminho formativo que ensina o aluno a compreender e antecipar as demandas do mercado, negociando com as intenções do negócio e traduzindo-as em um projeto devidamente definido e passível de fabricação. Enfatiza a importância do conceito, de forma a prever tendências e estilos de consumo, a partir do entendimento das demandas do mercado e das necessidades sociais.
O curso também proporciona aos alunos conhecimentos sobre materiais de produção e tecnologia para que possam dar vida a seus projetos. Além de uma compreensão teórica do projeto, os alunos se concentram na análise de tecnologias, função, ergonomia e usabilidade.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de Carreira
Oportunidades de emprego
Designers independentes, departamentos de design, marketing, cores e acabamentos ou inovação para empresas e estúdios de design, engenharia e arquitetura, empresas que trabalham com inovação e estratégia, departamentos criativos e artísticos em agências de publicidade, departamentos de pesquisa em empresas e instituições.
Alunos de Design Ex-IED trabalham para:
Bertone, Frecan, Capmar, Projeckta, Zicla, Lamborghini, Hyundai, Grupo Pangea, Seat, Fun Lab, Orbitel, Cazaly Sylvain, Home Design, MTL Brands, BMW, McLaren, BM Lightning Design, Design Dies, Ubica, Estudi Interiorisme Salietti, Pia Capdevila, VMoto Europa, Scutum Logistics, Gama Ubica, Tarrago Cortés Interioristes, Ibisland Invest, Interiodista Decoración Digital, etc.
Empresas
O curso promove uma cultura de projeto com as empresas para preencher a lacuna entre a educação e o mundo do trabalho. Os alunos não apenas aprendem a metodologia e as ferramentas das várias disciplinas, mas também aprendem a trabalhar e construir relacionamentos através de briefings com clientes da vida real.
O departamento tem colaborado com as seguintes empresas: Ferrari, a BMW Initiative, Seat, Médicos sem Fronteiras, Mercedes Benz, Casa Decor, Volvo, Gira, Unopiù, Frecan, Primavera Sound, Orbea, Panasonic, Derbi, Renault, Zicla, Roca, Decoexpo, Alstom, Hyundai, Toyota, Panatta Sport, Illy, Capmar, Piquadro, Entitat Metropolitana del Transport, Japan Tobacco International, AHEC, Elite Gourmet, Vmoto, Omega Z, I + ED Lab, Idearideas, Architecture for Humanity, Consorzio Tecnologie Meccaniche Centro Italia, Volta Motorbikes, Casa Gracia BCN e Los Cármenes.