Lebanese University
Introdução
A criação da Lebanese University foi uma ideia mencionada pela primeira vez no discurso do ex-Ministro das Relações Exteriores, Hamid Frangieh, durante a cerimônia de encerramento da Terceira Conferência da UNESCO em Beirute realizada em 11 de dezembro de 1948, durante a qual ele disse: "O Líbano espera veja a criação de uma Lebanese University com o espírito da UNESCO "
A criação da Lebanese University surgiu como resultado de uma mobilização popular e estudantil iniciada em 23 de janeiro de 1951 com uma greve geral que durou um longo período, durante a qual participaram estudantes secundários e universitários, em sua maioria da Universidade São José. O movimento incluiu manifestações e confrontos com as forças de segurança que levaram o Conselho de Ministros a reunir-se no dia 5 de fevereiro do mesmo ano.
Como não há verdadeira independência para um país sem uma universidade nacional oficial que preserve seu patrimônio cultural e científico, o ano de 1951 testemunhou a criação da primeira unidade da Lebanese University com o estabelecimento da Escola Normal Superior e do Instituto de Estatística sob a direção do Dr. Khalil Al-Jurr.
Locais
- Mount Lebanon Governorate
Mount Lebanon Governorate, Líbano