Missão
A Universidade de Itaúna, visando ao seu compromisso com os interesses sociais e ao cumprimento integral das suas finalidades estatutárias, assume como missão gerar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, incentivando a permanente formação de indivíduos críticos e éticos, dotados de sólida base científica e humanística e comprometidos com a sociedade.
Visão
Consolidar-se como Instituição de educação superior nacional e internacionalmente reconhecida, como centro de excelência na produção e transmissão de conhecimentos e na prestação de serviços à comunidade.
Valores
Para cumprir sua missão e finalidades, as ações da Universidade de Itaúna são orientadas por princípios que caracterizam sua crença sobre as necessidades do ser humano, destacando-se os seguintes valores:
- O critério preventivo;
- O ambiente educativo;
- As forças interiores; e
- A relação pessoal.
O critério preventivo procura encaminhar as possibilidades para experiências positivas de forma a prevenir as experiências deformantes, ajudando a viver em plenitude as aspirações, os dinamismos e impulsos.
O ambiente educativo deve ser acolhedor, no qual os educandos possam encontrar uma convivência alegre e produtiva. Os relacionamentos devem ser marcados pela confiança, pelo trabalho e pelo cumprimento do dever. As expressões livres e múltiplas do protagonismo devem acontecer com tranquilidade.
As forças interiores, previstas como estratégia educativa, prevêem que a razão e o amor educativo sejam os seus sustentáculos. É importante o sentido do bom senso, da flexibilidade e da persuasão inerentes a cada ser humano.
A relação pessoal se baseia na valorização e respeito constantes do patrimônio individual e da acolhida incondicional do educando. Procura sempre o diálogo, incansavelmente, e demonstra sua confiança no ser humano, assim como a oferta personalizada de propostas educativas.
Pode-se afirmar, portanto, que a Universidade de Itaúna tem como valor maior a busca da eficiência e da qualidade por intermédio de conteúdos significativos. Nesse processo, oferece instrução e privilegia o educando, nele despertando o senso analítico-crítico dos fenômenos culturais. Interage educativamente e procura superar didáticas repetitivas, orientando para um projeto de vida com visão humanística e atualização permanente.