Keystone logo
University of Latvia

University of Latvia

University of Latvia

Introdução

Sobre

A University of Latvia foi fundada em 1919 e atualmente, com os seus mais de 15 000 estudantes, 13 faculdades e mais de 20 institutos de investigação e centros de estudo independentes, é uma das maiores e líderes universidades de investigação do Báltico. A universidade oferece mais de 130 programas de estudos acadêmicos e profissionais credenciados pelo estado.

Na University of Latvia , a investigação é realizada em mais de 50 campos de investigação que representam quatro áreas principais de investigação: humanidades, ciências naturais e ciências sociais. A University of Latvia presta grande atenção ao desenvolvimento da colaboração internacional.

A University of Latvia dedica grande atenção ao desenvolvimento da colaboração internacional para promover a sua identidade internacionalmente e para fortalecer a reputação da Universidade em todo o mundo. Até à data, a University of Latvia assinou 136 acordos bilaterais em todo o mundo e mais de 700 acordos com 368 instituições em 32 países europeus no âmbito do programa ERASMUS+. Tanto os estudantes de intercâmbio que entram como os que saem utilizam um dos acordos de mobilidade estudantil disponíveis: ERASMUS+, ERASMUS MUNDUS (Aurora, AESOP, LEADER), CAMPUS EUROPAE, ISEP, acordos bilaterais e acordos entre países.

Classificação da Universidade Mundial QS

Este ano, University of Latvia (UL) foi classificada entre 4% das melhores universidades do mundo no QS World University Rankings e agora ocupa o 801º ao 850º lugar. No QS WUR Ranking By Subject ficou entre 401º e 450º lugar.

Gestão da qualidade na University of Latvia

Devido ao fato de cada pessoa ter uma compreensão diferente do assunto qualidade, diversas definições deste termo surgiram ao longo do tempo. Estas definições abrangem diferentes áreas – desde a qualidade dos produtos até à gestão organizacional. No âmbito do projecto “Garantia de Qualidade no Ensino Superior” do Programa Multinacional Phare da UE no Ensino Superior, foi publicado o Manual de Garantia de Qualidade para o Ensino Superior. Os autores do Manual oferecem poucas concepções de qualidade, que são mais relevantes para o ensino superior, nomeadamente:

1) Qualidade como excelência – o objetivo da concepção é lutar para ser o melhor.

2) Qualidade como “adequação ao propósito” – qualidade de algo para um propósito específico.

3) Qualidade como transformação – enquanto os objectivos e pontos de vista dos estudantes mudam, a universidade é capaz de variar com eles e satisfazer as suas necessidades, ou seja, adaptar-se.

4) Qualidade como limiar – a universidade estabelece certas normas e critérios. Qualquer unidade que atinja ou supere essas normas e critérios é considerada de qualidade.

5) Qualidade como padrões mínimos – uma definição ampla dos conhecimentos, habilidades e atitudes desejadas dos graduados.

6) Qualidade como melhoria – a universidade deve melhorar continuamente.

Para garantir a qualidade em todos os níveis da organização, a universidade deve estabelecer um sistema de gestão da qualidade adequado.

A prioridade da garantia da qualidade no ensino superior é declarada tanto pela legislação e práticas europeias ( comunicado de Bergen - Normas e Diretrizes para a Garantia da Qualidade no Espaço Europeu do Ensino Superior) como pela legislação estatal da Letónia. Estes documentos enfatizam a necessidade de implementação de um sistema interno de garantia de qualidade nas universidades.

O departamento de gestão e auditoria da qualidade é responsável pelo desenvolvimento e implementação do sistema de garantia de qualidade na UL.

Locais

  • Riga

    Raiņa bulvāris 19, , Riga

Perguntas