Encontre aqui as melhores escolas e universidades para fazer uma graduação!

Informação detalhada sobre diferentes locais de estudo

Clique nos links abaixo para ler mais sobre estudos em vários países. Iremos fornecer informação geral sobre os países, e lhe dar uma perspetiva geral sobre os sistemas locais de ensino superior, matrículas, a organização do ano acadêmico, possibilidades para estudantes internacionais e muito mais. Você também encontrará algumas dicas úteis e informações práticas sobre planos de saúde, vistos de estudante e custo de vida.

Oportunidades de Graduação no mundo

As Graduações são cada vez mais exigidas para um trabalho em início de carreira, à medida que os países em todo o mundo passam de uma economia industrial para uma economia baseada no conhecimento. As Graduações estão disponíveis em praticamente qualquer disciplina acadêmica, incluindo muitas que não existiam até recentemente, como tecnologia da informação. As Graduações são apenas o passo inicial para quem tem interesse em profissões que exigem um mestrado, tal como a consultoria, ou para quem quer entrar no mundo da pesquisa. Com milhares de escolas superiores e universidades à escolha em todo o mundo, todos devem poder encontrar a instituição perfeita para fazer a sua Graduação.

Há vários tipos diferentes de escolas, universidades e instituições de ensino superior em todo o mundo. Embora algumas instituições concedam todos os três níveis de graus no ensino superior (Graduação , Mestrado e Doutorado), algumas centram-se exclusivamente nas Graduações. Os estudantes devem escolher o tipo de escola que melhor se adequa às suas necessidades. As universidades geralmente fornecem ao estudante um maior leque de opções de estudo, mas as escolas superiores e outras instituições podem oferecer disciplinas acadêmicas especializadas ou um ambiente de estudo menor e mais personalizado. Embora os detalhes variem de país para país, os tipos de instituições de ensino superior geralmente incluem:

  • Universidades que realizam investigação e que dão todos os níveis de qualificação num amplo leque de disciplinas acadêmicas
  • Escolas de gestão que se centram em cursos relacionados com os negócios e as empresas, como finanças, contabilidade e marketing
  • Instituições técnicas que se centram em graus nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática
  • Institutos artísticos que se focam em cursos relacionados com as artes e em profissões como a fotografia, pintura e teatro
  • Institutos de educação ou escolas de professores que se centram em Graduações na área de ensino no nível primário e secundário

Os estudantes interessados em obter uma Graduação podem também considerar estudar no exterior, principalmente se escolherem uma disciplina muito específica como alguma língua ou estudos regionais. Eles são cada vez mais móveis em todos os níveis de ensino pós-secundário, com cerca de quatro milhões estudando no exterior a cada ano. Segundo o Instituto de Estatísticas (UIS) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), oito países têm mesmo mais estudantes no exterior do que no próprio território, entre os quais estão Bermuda, Liechtenstein e Luxemburgo. Mais de um quarto dos estudantes estrangeiros vem da Ásia do leste e do Pacífico, e mais de 15 por cento, da América do Norte e Europa. Cerca de 30 por cento dos estudantes internacionais estão estudando nos EUA ou no Reino Unido, seguidos pela Austrália (8 por cento), França (7 por cento) e Alemanha (6 por cento).

Os estudantes podem considerar obter a sua Graduação no exterior por uma série de razões, incluindo:

  • A possibilidade de escolher entre um grande leque de programas em qualquer disciplina acadêmica, podendo assim encontrar a melhor opção para os seus interesses e estilo de aprendizagem.
  • A possibilidade de estudar uma nova língua, e obter um diploma relacionado com o país ou países que falam essa língua. Por exemplo, um dos melhores lugares para aprender o chinês e um pouco da cultura chinesa é, obviamente, a China!
  • Estudar numa cultura diferente. Os estudantes que estão interessados em seguir carreiras em empresas internacionais ou em serviços estrangeiros irão obter uma experiência valiosa através da imersão em outra cultura. Fazer amizades internacionais e ter contatos para a vida inteira.
  • O aumento das competências linguísticas, se no destino se fala uma língua diferente do idioma do estudante.

Os estudantes que pretendem fazer uma Graduação podem achar útil considerar o seguinte, quando decidem estudar numa instituição seja no seu país ou no exterior:

  • O custo do programa, incluindo custos de manutenção. As baixas mensalidades de um curso podem compensar o elevado custo de vida ou as despesas de viagem. No entanto, muitos programas de bolsas estão disponíveis, geralmente em ambos o país de origem do estudante e o país onde vai estudar. Estes programas de bolsas geralmente cobrem os custos de vida e outras despesas, além das mensalidades.
  • As competências linguísticas exigidas. A grande maioria dos programas de Graduação são ministrados na língua nativa do país onde se vai estudar. Os estudantes que não dominam a língua de instrução podem precisar de um ano a mais ou até de mais tempo para aprender o idioma. No caso de uma língua falada, como o Inglês, Espanhol ou Francês, o estudante provavelmente possa estudar o idioma e obter proficiência no seu país de origem, mas as línguas menos comuns, como o Sérvio, serão mais facilmente estudadas no país de destino. Mesmo no caso de uma língua muito falada, muitos estudantes irão descobrir que aprendem melhor a língua num ambiente de total imersão no país de destino.
  • Os tipos de estudos oferecidos, como em meio período ou período integral. A maioria dos estudantes internacionais, principalmente durante a Graduação, precisa estudar em tempo integral para obter o seu diploma. Contudo, os que já estão trabalhando num país como estrangeiros poderão obter a Graduação em um regime de meio período, dado que estão em primeira instância no país para trabalhar e não para estudar.
  • O impacto nos membros da família, para estudantes com compromissos familiares. Os membros da família poderão necessitar de obter competências linguísticas e a frequência escolar e os projetos de carreira podem ser afetados.

Veja agora os programas de Graduação e universidades em todo o mundo. Se sabe aquilo que procura, clique diretamente nessa país ou nesse programa de estudos específico. Se ainda não decidiu, tome algum tempo para ler sobre as diferentes Graduações e programas disponíveis em todo o mundo.