Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Introdução

A Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), nasceu do sonho dos professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima de suprir a carência de ensino superior em Presidente Prudente (SP) e região. Em maio de 1972, estes educadores entravam com o pedido de autorização para funcionamento da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) junto ao Conselho Nacional de Educação.

Houve autorização pelo Conselho, em agosto daquele ano, e em 3 de outubro de 1972 o presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, assinava o Decreto 71.190, criando a primeira faculdade da Apec, a Faclepp. Foi, então, realizado o primeiro vestibular da Apec, com 536 candidatos concorrentes às 350 vagas oferecidas. Em 21 de outubro de 1972, o bispo diocesano dom José Gonçalves da Costa proferia a aula inaugural da Faclepp, provisoriamente nas dependências do Colégio Cristo Rei.

Em decorrência dos ideais de Agripino e Ana Lima e da grande demanda por outras áreas do conhecimento, nos anos seguintes nasceram as faculdades da saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, suas referidas clínicas, e locais como os laboratórios e o Ginásio de Esportes. Depois, as faculdades de Engenharia Civil, de Informática e de tantos outros cursos superiores. Nos altos do Jardim Bongiovani (hoje Cidade Universitária) surgia velozmente o complexo de prédios que integra o campus I da Unoeste.

Pautada pela qualidade de ensino e de vida, a Apec agigantou-se. Em 1987 nascia o campus II, no km 572 da rodovia Raposo Tavares, no bairro Limoeiro de Presidente Prudente, com cursos nas áreas das Ciências Agrárias, Humanas e Sociais Aplicadas. Neste mesmo ano, a portaria ministerial 83/MEC reconhecia a Unoeste como universidade - desde então é a única instituição de ensino superior particular do oeste paulista com esse título.

Os universitários, bem como as estruturas material, tecnológica e humana, multiplicavam-se sempre com alto grau de qualidade. Despontavam pavilhões, clínicas, Hospital Veterinário, Fazenda Experimental, prédios laboratoriais, centros agronômico, zootécnico e demais áreas destinadas ao ensino superior, à pesquisa científica e à prática constante da cidadania. Mais um dado relevante: a direção da Apec sempre conta com profissionais altamente competentes, muitos integram o quadro docente/administrativo do início até os dias atuais.

Locais

Presidente Prudente

Address
Rua José Bongiovani, 700 - Cidade Universitária, Presidente Prudente - SP, 19050-920, Brazil
Presidente Prudente, Estado de São Paulo, Brasil

Programas